Museu Faraday no IST

O IST vai ter um espaço museológico interativo relacionado com a eletrotecnia, a eletrónica e os computadores. O espólio conta com aparelhos antigos que cobrem desde os pricípios do século 19  até à atualidade e conta com cerca de um milhar de peças (650 já catalogadas).

O Museu encontra-se repartido por várias salas e está dividido em: aparelhos de instrumentação; instrumentos de escrita, cálculo e computação; equipamentos de áudio, vídeo, rádio e televisão. Duas salas são reservadas para experiências interativas ilustrativas de princípios básicos da eletrotecnia e da eletrónica, destinadas a jovens do ensino secundário. Há ainda uma sala orientada para o futuro onde serão expostos equipamentos e dispositivos inovadores desenvolvidos recentemente no IST.

No Museu pode encontrar várias peças representativas do desenvolvimento tecnológico através de quase dois séculos de inovação. Eis alguns exemplos: telefone de luxo Gower Bell de 1882; primeiros recetores de rádio super heterodinos desenvolvidos nos anos 20, ao lado de recetores de galena e regenerativos da mesma época; televisores a válvulas dos anos 40, primeiro rádio transistorizado de bolso (1954), primeiro televisor transistorizado (1959), primeira calculadora científica de bolso (1972), primeiro TV comercial de LCD (1984), primeiro TV digital (1985), etc.

Nesta atividade têm colaborado vários associados da AMRAD.

 Veja aqui uma notícia do DEEC – Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do IST.

Publicado em AMRAD