IST NanosatLab no satélite Argus

O projecto do satélite Argus tem como missão a demonstração de um sistema de determinação de órbitas baseado em visão, de baixo custo e eficiente, com o objectivo de resolver o problema de pequenos satélites perdidos no espaço. O projecto é liderado pelos Prof. Zachary Manchester e Prof. Brandon Lucia da Carnegie Mellon University (CMU), EUA.

O IST NanosatLab participará na inclusão de um módulo LoRa no satélite, fará o licenciamento de frequências, através da ANACOM e de operação do satélite em Portugal e fará o rastreio no IST Taguspark com a estação CS5CEP da AMRAD.

O Argus teve uma contribuição fundamental de Ibrahima Sow como chefe de engenharia do satélite.

A carga útil do satélite (payload) inclui quatro câmaras e uma GPU NVIDIA Jetson Orin Nano de 8 GB, onde classificadores baseados em redes neuronais e detetores de pontos de referência identificam locais importantes a partir de imagens da Terra. Estas são depois processadas por algoritmos baseados em optimização para determinar a órbita do satélite.

Em fevereiro de 2025, Ibrahima Sow foi contratado pela Tesla AI, para aplicar estas técnicas nos futuros Robôs-Taxi da Tesla.