ISTnanosat-1 escrutinado pela ESA

Tendo em vista a seleção de nano satélites que poderão ser lançados da International Space Station, ISS, em 2018, foram selecionadas as oito melhores propostas de nano satélite apresentadas ao concurso da ESA, Fly Your Satelite 2017, FYS2017.

A equipa do ISTnanosat foi uma das escolhidas e organizou uma equipa de alunos que a representariam, que seriam suportados pela ESA e iriam ser sujeitos às questões resultantes da análise do projeto. A equipa que viajou para a ESTEC foi coordenada pelo Prof. Rui Rocha, mas apenas os alunos poderiam intervir nas respostas às questões postas pelos peritos.

O Painel de avaliação elogiou o documento de candidatura que reputou de bastante bem escrito e conciso e gostou do facto de a equipa estar a tentar fazer tudo no nano satélite, o que numa perspetival de educação é muito positivo. Fizeram poucas criticas mas confirmaram que o risco é bem alto, até porque o desenvolvimento de alguns subsistemas está atrasado (sobretudo o payload) mas questionaram a equipa para atestar o grau de probabilidade da equipa ter ter tudo pronto para a CDR, Critical Design Review, em que  é preciso ter o projeto de todos os componentes fechado (em fim de Setembro).

A equipa continua a trabalhar arduamente e aguarda pelo veredicto final do júri de seleção da ESA.

Publicado em AMRAD