O canadiano Reginald Fessenden era ainda jovem quando questionou a exibição de Alexander Graham Bell, quando fazia a demonstração do funcionamento do telefone por correntes portadoras, a TPF. Oportunamente e perante a eficácia do sistema que Bell exibia, o jovem Reginald perguntou «porque necessitam de fios telefónicos».
Foram então precisos muitos anos de trabalho, até que o jovem Reginald cresceu e, como amador, se veio a dedicar à investigação da telefonia sem fios a TSF.
Uns anos depois, Reginald Fessenden e o seu assistente Thiessen faziam testes de modulação de uma portadora de radiofrequência, quando emitiram pela primeira vez o espectro da voz.
Pode escutar a primeira transmissão da voz humana através das ondas de rádio, que diz o seguinte:
“Hello! Test, 1, 2, 3, 4. Is it snowing where you are Mr. Thiessen?”
Junho e Dezembro de 1906, são o período em que Reginald Fessenden consegue aperfeiçoar as suas emissões de radiotelefonia, e transforma definitivamente a TSF, naquilo que dela se sabe e conhece hoje.
O Amador de Rádio foi desde todos os tempos o impulsionador das novas tecnologias, pois só sem fins lucrativos e com paixão, se desenvolveram as novas aplicações.
AMRAD em Páginas Sociais