A expedição Kon-Tiki foi no imaginário de muitos de nós durante as nossas juventudes nos anos de 1950, o máximo da aventura, foi mesmo, diria que, determinante, para muitas das nossas opções profissionais, incluindo as práticas do radioamadorismo, da exploração espacial e também da ligação às ciências do mar.
Thor Heyerdahl um etnólogo norueguês que em 1947 quis cruzar o oceano pacífico, numa frágil jangada feita em madeira de balsa, para então provar que na época pré-colombiana, os indígenas da América do Sul poderiam ter imigrado e colonizado a vasta Polinésia, recorreu durante essa expedição oceânica, às radiocomunicações de telegrafia e fonia, com o apoio de estações dos amadores de rádio.
Durante a expedição destacaram-se as radiocomunicações de amador lideradas por Knut Magne Haugland, LA3KY, que faleceu no passado dia 25 de Dezembro de 2009 aos 92 anos de idade.
Haugland foi durante a 2ª guerra mundial, um homem da resistência e das operações especiais, perito em comunicações clandestinas e redes de radiotelegrafistas, que durante a ocupação nazi, lutavam pela liberdade.
AMRAD em Páginas Sociais