Escola Básica n.º 1 de Barcarena

Alunos da EB1 Manuel Vaz de Barcarena visitaram «quinta ecológica» no Alentejo. Uma iniciativa do ATL e Corpo Docente da Escola. 

atl3

 

Ali os alunos plantaram, fizeram pão e queijos frescos, colheram frutas diversas. Tiveram ainda a ocasião de passear de carroça, puxada por um calmo burro e com tal, desfrutaram da paisagem absolutamente natural.

atl02

 

Em seguida, trataram dos animais, porcos, ovelhas e vitelos.

Mas para tanto, as crianças tiveram de abandonar o concelho de Oeiras, a outrora «Terra das Heyras», que deu nome ao concelho, hoje tornado num espaço urbano, onde a Natureza vem perdendo o seu encanto de sempre, e a urbe se torna medíocre.

É pois a altura de se refazer no concelho ou na freguesia de Barcarena, aquilo que aqui sempre existiu.

atl5

 

É o momento de, e no seguimento da recuperação parcial da Fábrica da Pólvora de Barcarena, promover a reabilitação e devolução da Quinta da Nossa Senhora da Conceição.

Um património de nativos da freguesia, fundada no século XVII, pela fusão das famílias Sinel e Cordes, este será o espaço mais do que adequado para que nesta urbe, se reviva afinal aquilo que aqui sempre houve, a Natureza das coisas e da vida.

A AMRAD partilha com esta escola de ensino básico (fundada no ano de 1923 por gente desta terra) e vive paredes meias dentro da mesma propriedade, os mesmos destinos, e a preocupação das gentes da terra, que pretendem fazer o melhor pela educação, o melhor pelo bem-estar e progresso desta terra barcarenense.

CC02

 

http://www.eb1-barcarena-n1.rcts.pt/Nocd-Xenus

 

Publicado em Sem categoria