CS5CEP na Educação e Desenvolvimento

cep2

 

O CS5CEP – Centro Espacial Português sedeado no IST-Taguspark, no campus universitário do Parque de Ciência e Tecnologia, em Oeiras, ver projecto CEP é um projecto que emerge de uma parceria estabelecida em 2004 entre a AMRAD e o IST – Instituto Superior Técnico, tem sido um bom cartão-de-visita para a promoção das ciências e tecnologias radioeléctricas, assim como, de actividades universitárias e ainda, uma boa montra na cativação de novos voluntários e membros para a AMRAD, particularmente entre os alunos de escolas e universidades.

Os mentores deste projecto são dois munícipes do concelho de Oeiras, homens à muito ligados à investigação e desenvolvimento, que buscavam, meios de promoção e educação focados na economia do conhecimento.
Ambos os mentores, com o apoio de outros académicos, tem feito um trabalho inexcedível no incremento desta relação profícua com a universidade no IST.

Este centro de rastreio de satélites, é já um ponto de referência do
IST-Taguspark e tem sido visitado por centenas de alunos e professores de várias escolas do ensino secundário e superior, quer da região de Lisboa, quer do norte do país.

Neste ano de 2011 a estação já foi visitada por mais de 300 alunos do ensino secundário.

O CEP foi também escolhido para ser visitado por uma delegação de professores e investigadores da “Tongji University”, universidade chinesa que está a estabelecer uma parceria com o IST.
O CEP foi recentemente visitado por uma delegação da União Europeia a pedido do Taguspark.
A estação tem sido usada como Laboratório de medidas em Microondas dando apoio ao ensino de disciplinas do IST. No endereço ver MEE Lab. podem ver alguns trabalhos de excelente nível desenvolvidos por alunos da Licenciatura em Engenharia Electrónica usando o equipamento de medida instalado na estação.

Após estas visitas à estação tem havido um considerável aumento de inscrições de sócios na AMRAD com a vontade de se tornarem radioamadores. Nestas inscrições há alguns talentosos jovens com formações diversificadas com interesse na Rádio o que muito nos deve deixar orgulhosos.

Salientamos três novos sócios que acabaram recentemente o mestrado em Engenharia Aeroespacial do IST e que a AMRAD apoia no lançamento de um projecto muito interessante com balões de grande altitude, uma área temática que nos é muito grata, ver projecto Balua a direcção executiva da AMRAD nomeou Mariano Gonçalves, um decano destas acções, fundador da AMRAD, para acompanhar estes trabalhos de parceria.

O CEP vai desempenhar um papel preponderandemente activo, na realização de um projecto de investigação submetido à FCT “EagleSense – Interacção ambiental em ecossistemas protegidos utilizando redes de sensores” que envolve o Instituto de Telecomunicações, o INESC-ID, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a AMRAD visando a realização de uma rede de sensores sem fios instalada no Parque Nacional
Sintra – Cascais com ligação via rádio ao CEP.

O CEP tem sido emblemáticamente usado na filmagem de diversas cenas de cariz altamente tecnológico, incluindo o recente programa da SIC sobre o POSAT ou ainda o filme “promo”de apresentação do programa Falar Global ver filme.

O CEP foi o “Test Bed” do trabalho do aluno Bruno Coelho sobre Radio Dstar que também pediu a adesão à AMRAD e vai desenvolver a sua tese de mestrado nesta temática.

Em breve tornarei pública uma lista actualizada de novos sócios da AMRAD, onde surgem novos elementos, com uma breve descrição das suas competências e dos projectos de I&D em que estão envolvidos.

cep1

 

A estação CS5CEP está no fim da fase I relativa à sua instalação dotada com todos os equipamentos radioeléctricos, faltando concluir mais algum mobiliário e actualizar o vasto parque de antenas, para tanto foi nomeado um coordenador do projecto, um perito em sistemas radiantes e feixes hertzianos, com um vasto trabalho desenvolvido ao nível da defesa nacional, assessorou no TO, todas as missões de Paz em que Portugal participou e intervém no presente. Consideramos ser uma via para a transferência de know-how destinada a alunos que se voluntariam a colaboraram na execução destes trabalhos técnicos, determinantes para o bom desempenho de um centro espacial de rastreio de satélites.

Em nome dos Órgãos Sociais da AMRAD e pelas competências que me estão delegadas, quero publicamente agradecer a todos os colegas e voluntários que de uma forma ou outra, tornaram possível a realização deste centro, nomeadamente a Jorge Amarante, Vítor Silvestre, João Pina dos Santos, Rui Rocha, Rui Penaguião, João Martins, Diogo Sentieiro, Diogo Ferreira, Rui Caldeira, Arménio Ferreira, Renato Encarnação e tantos outros que me possa ter esquecido.

Finalmente uma alusão a algum tecido empresarial, privado, nacional e estrangeiro, nomeadamente a NEC – Portugal, a EID, SA e a PT – Portugal Telecom que ofereceram um vasto acervo de quer de equipamentos de medida e laboratório, quer de material e componentes diversos, que apoiam e sustentam diferentes projectos em curso.

A todos obrigado,

Moisés Piedade
(presidente do executivo)

Publicado em CS5CEP