Competição de «ciências do espaço» inter escolas e turmas

kids3

 

Alunos das escolas básicas EB1 Jorge Mineiro de Queluz de Baixo e Manual Vaz de Barcarena, vão realizar na sexta-feira dia 12 de Maio no Museu da Fábrica da Pólvora de Barcarena um concurso inter-escolas de radiolocalização de pequenos modelos de satélites, que estudaram e construíram no ano lectivo de 2005 – 2006, no âmbito de projectos educativos apoiados pela AMRAD.

Este projecto insere-se na celebração da «Semana da Juventude» merecendo apoios por parte da Câmara Municipal de Oeiras e Junta de Freguesia de Barcarena.

Este pequeno «concurso» é o resultado de vários meses de trabalhos das turmas, orientados pelos respectivos professores de cada uma das escolas, nele, os alunos terão oportunidade de viver experiências práticas de radiolocalização dos sinais de rádio, emitidos pelas pequenas radiobalizas inseridas no interior dos modelos de satélites, construídos em papel e outros materiais, depois de vários trabalhos de pesquisa e construção em grupo.

kids0

 

Na imagem, alunos da escola EB1 Manuel Vaz de Barcarena, procuram uma «raposa perdida» (radiobaliza) algures numa «grande floresta» (parque urbano).

Os objectivos são introduzir aspectos da ciência e tecnologia, através de ensino experimental, sensibilizar e qualificar as crianças e os jovens para disciplinas complementares do ensino escolar, ou outras que podem ir da competição pela rádio-orientação (desporto formal e informal) à conservação da Natureza através por exemplo da radiolocalização de espécies animais em risco.

A AMRAD tenciona no próximo ano lectivo 2006 – 2007 alargar estas acções às restantes escolas da freguesia de Barcarena e ou do concelho de Oeiras. O alargamento das acções dependerá dos apoios que a autarquia ou outras entidades possam conferir ao projecto, tendo em vista o ensino experimental das ciências.

Publicado em ARDF