Decorreu hoje das 15 h às 18 h, a reunião agendada entre membros do ITQB, da AMRAD e do IST e o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, CMO, Dr. Paulo Vistas.
Sendo o ISTnanosat (ISTSat-1) o primeiro satélite totalmente construído em Portugal e sendo Oeiras o o concelho mais desenvolvido do País, cientificamente falando, o Dr Paulo Vistas manifestou extremo interesse em apoiar financeiramente esta iniciativa. Vai agora ser elaborado um protocolo de colaboração entre a AMRAD , o IST, o ITQB e a CMO.
Na reunião, além do Dr. Paulo Vistas, participaram: do ITQB o Prof. Ricardo Louro e a Dra Alexandra Veiga; da AMRAD, o Prof Moisés Piedade e, do IST, o Prof. Rui Rocha. O Prof Guilherme Arroz foi o mentor desta reunião e esteve presente.
Na reunião foi apresentada o protótipo de uma célula geradora de energia baseada em bactérias (ITQB) e que fará parte de uma das 3 experiências científicas a bordo. A AMRAD e o IST apresentaram a nova placa do processador de comunicações que já foi testada e ambientes hostis e uma placa preliminar de um espectrómetro óptico ainda em desenvolvimento (2ª experiência científica a bordo). Foi ainda apresentado um modelo do nanosatélite (escala 1:1), feito na impressora 3D instalada no IST Taguspark pelos alunos do Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrónica , N3E.