CD sobre o tema «Passeio no Espaço», lançamento do SuitSat

desenhos suitsat2

 

Como parte do projecto do «SuitSat» (fato-satélite) foi criado um CD com centenas de retratos de escolas, trabalhos de arte e desenhos, com poemas e também com milhares de assinaturas de jovens estudantes de escolas de diferentes partes do mundo.
Foram editados dois CD iguais, um que já partiu para o espaço a bordo de uma nave espacial russa Soyuz, para bordo da ISS a estação espacial internacional, e o segundo CD fica disponível para ser revisto pelos alunos das escolas. O primeiro CD já foi colocado dentro do SuitSat, o fato espacial que foi transformado num pequeno satélite, que os alunos das escolas de todo o mundo vão poder seguir e receber mensagens directas via rádio provenientes do espaço exterior da Terra. Este CD é parte do material de rádiocomunicações que vai ser lançado a voar no espaço, a partir da ISS, pelo astronauta da expedição 12, no próximo dia 8 de Dezembro de 2005.

Estão contidos nos CD aproximadamente 300 artigos, emblemas e logótipos de organizações educativas, e ainda retratos de grupos escolares assinados pelos alunos. A figura mostra uma parte dos desenhos feitos pelos alunos, com origem em diversas partes do mundo, da Ásia, Europa, Canadá, e Estados Unidos da América, América do Sul, e África. Diversas escolas patrocinadas pela NASA, a ESA e a Agência Espacial Russa participaram neste evento educativo.

A AMRAD que é membro da ARISS-Europe (Amateur Radio on International Space Station), através da sua delegação a ARISS-Portugal, vem convidar os pais e encarregados de educação, os professores e os alunos das escolas portuguesas para participarem no lançamento para o espaço orbital da Terra, de um pequeno satélite, feito a partir de um antigo fato espacial, que será lançado no próximo dia 8 de Dezembro de 2005.

Quem quiser acompanhar as operações espaciais a partir de terra, a estação terrena de rastreio de satélites CS1RAD do Observatório Aeroespacial de Oeiras, instalada no Centro de Juventude Oeiras estará aberta ao público, e funcionará de acordo com o horário previsto para o lançamento, que será tornado público logo que sejam conhecidos os horários.

Novas informações fornecidas pela ARISS International, a entidade coordenadora do projecto educativo da ISS serão colocadas na website da AMRAD.

Publicado em AMRAD, ISS, Satélites