O projeto BALUA, com apoio da AMRAD /AMSAT-CT, LARS e IST, lançará um balão estratosférico, a partir do IST Tagusapark no dia 25 de Abril.
Os preparativos para o lançamento do balão começarão por volta das 9h 30m e o lançamento será feito por volta das 11 horas, seguindo-se a recuperação do payload que cairá por perto de Montemor, 3 horas depois, segundo as estimativas feitas por programas de computador e dados atmosféricos.
Aqui pode encontrar a previsão do trajeto do balão e visualizar a ascensão prevista na figura seguinte
O balão contém o seguinte payload: (atualização II)
1- Tracker com emissor APRS e GPS desbloqueado a funcionar em 144,8 MHz- Callsign CS5PBAL e CS5PBA-11 em APRS,
No dia 25 siga este endereço;
2- Spot the comunicações por satélite com recetor de GPS e indicação de posição de 5 em 5 minutos – emissor para satélite em 14 GHz e receção em internet;
3- Beacon para localização do payload no terreno em 434,485 MHz (transmite bip -bip);
4- Instrumentação experimental para teste do controlador de atitude do ISTnanosat, com gravação de dados e transmissão Morse de alguns dados, na frequência de 434.650MHz;
5- Inclusão de massa igual à da Câmara GOPro para gravação de vídeo para futuro teste de digitalização “on board“;
6- Teste da eletrónica do transmissor de vídeo na banda de 1,2 GHz para futura transmissão a partir da LARS de Sintra.
Depois da recuperação do payload, por volta das 16 horas, terá lugar no IST Taguspark uma sessão técnica sobre tecnologias usadas no lançamento e na recuperação do payload de balões. Esta sessão está aberta ao público e em especial a todos os radioamadores.
A Direção da AMRAD/AMSAT-CT agradece todo o apoio e divulgação feita pelos radioamadores e conta com a sua presença na sessão técnica.
AMRAD em Páginas Sociais