São conhecidos no Japão e Estados Unidos por «CanSat» em português «satélite – lata» e fazem parte de programas universitários educativos onde se estudam e simulam satélites em miniatura, dotados de dispositivos electrónicos, colocados dentro de embalagens de refrigerantes (pela dimensão). Chegam a voar na alta atmosfera através de balões e foguetes estratosféricos.
No concelho de Oeiras a realidade é outra, bem mais modesta, até porque carecem as políticas de educação, ocupação, treino e formação de crianças e jovens.
Neste projecto, são os alunos das escolas EB1 Manuel Vaz de Barcarena e Jorge Mineiro de Queluz de Baixo, em associação com o agrupamento de escuteiros 1278 da paróquia de Barcarena, que participaram com a AMRAD na construção de pequenos dispositivos de rádio, criteriosamente montados no interior de latas de refrigerantes, com a finalidade de simular uma radiobaliza, ou algo similar a um nano – satélite, que poderia voar suspenso num balão.
Na imagem vimos dois modelos do CanSat-0, a versão zero da radiobaliza ou satélite–lata, que serão testados pelos escuteiros como balizas de rádio nos dias 29 e 30 de Abril, e posteriormente colocados a funcionar no próximo dia 12 de Maio, num concurso inter-escolas, durante a Semana da Juventude, organizada pelo gabinete de juventude da autarquia de Oeiras.
Os escuteiros, inseridos nos seus programas, vão realizando diversas provas de rádio-orientação, e testar estes pequenos projectos, que depois são utilizados por crianças do ensino básico entre os 5 e os 10 anos. Uma forma de produzir retornos, quando os apoios são escassos ou mesmo inexistentes, para as práticas desportivas, educativas e ocupacionais.
AMRAD espera obter apoios dos fabricantes das marcas em referência, que destinará a actividades desportivas e ocupacionais de tempos livres, bem como educativas, baseadas no ensino experimental das ciências e educação ambiental. Pois a brincar as crianças praticam imenso desporto não formal, e aprendem noções elementares, como por exemplo a radiolocalização de espécies animais em perigo, uma tarefa importante na conservação da Natureza.
AMRAD em Páginas Sociais