A Radioastronomia em Portugal

deep space

 

A ANACOM é a representante e coordenadora nacional da URSI – Union Radio Scientific International, na qual existe a secção J (Rádio-Astronomia), que é presidida pelo Prof. Dr. Eng.º Luís Cupido, CT1DMK.

WARC tem bandas assignadas para radioastronomia, que incluem na integra as faixas de espectro e recomendações da ITU. A legislação nacional contempla a utilização do espectro no domínio disciplinar da Radioastronomia.

A legislação contempla quase que imutavelmente ao longo de várias décadas a radioastronomia, como utilizadora do espectro. A tutela nacional cabe à ANACOM, que sempre deu seguimento a qualquer registo de actividades de Rádio-astronomia em Portugal.

Basta citar que o registo do primeiro instrumento científico em Portugal, o Rádio-Espectrógrafo-Solar do observatório Manuel de Barros, foi registado em 1978 e encontra-se em operação até à pouco tempo (devendo retomar as pesquisas dentro em breve em outro lugar).

Existem outras actividades de rádio-astronomia em Portugal, produzidas por vários rádio-astrónomos de carreira e também bolseiros de doutoramentos nesta área.

Publicado em Investigação, Radioastronomia