Resulta de uma parceria a iniciativa do licenciamento permanente da AMRAD para uma estação de radiocomunicações sedeada nas instalações do Agrupamento de Escuteiros da Outurela, em Carnaxide, no bairro social do Alto dos Barronhos, um projecto que permite potenciar o desempenho das múltiplas valências educativas e ocupacionais que estas temáticas oferecem à formação social, cívica, humanitária e ainda da cultura, do conhecimento e das competências tecnológicas e científicas para as crianças e jovens em idade escolar e à procura do primeiro emprego.
O movimento escutista/escotista nacional realiza anualmente uma actividade internacional, denominada JOTA (Jamboree On The Air), trata de um evento internacional onde participam centenas de milhares de escutistas e dezenas de milhar de postos de rádio em todo o mundo. Este ano a freguesia da Outurela não foi excepção.
Foi o que acabou de ocorrer durante estes dias 14, 15 e 16 de Outubro na Outurela, onde o JOTA foi realizado pela primeira vez, tratou-se do 54º Jamboree On The Air, que foi operacionalizado em instalações precárias e de campanha, que a simulação e o treino em condições de emergência exigia em termos de simulacro de protecção civil.
Neste contexto educativo, tais acções permitiram a participação de crianças do bairro do Alto dos Barronhos na paróquia da Outurela, no primeiro evento internacional dedicado à temática «Paz, Ambiente e Catástrofes Naturais».
Nas imagens em cima, ilustram os aspectos da instalação do parque de antenas em condição de campanha, e ainda de algumas imagens parciais do interior da nova estação, ainda em fase de instalação.
A fundação deste novo agrupamento do CNE, resulta do esforço cívico concertado de diversos munícipes do nosso concelho, de antigos fundadores do escutismo da freguesia de Barcarena, que faz 3 anos se lançaram no desafio cívico colocado pelo pároco da Outurela, o padre José Manuel, tendo por fim a criação deste novo espaço educativo destinado a crianças e jovens em idade escolar.
Trata de um projecto educativo que a AMRAD abraçou, na incessante luta contra a exclusão de pessoas e organismos de voluntariado dentro do concelho de Oeiras e no país em geral.
AMRAD em Páginas Sociais