52º Jamboree ON The Air e os Escoteiros em Barcarena

jota0_2009

 

Mais de uma centena e meia de jovens escoteiros, participaram neste evento, que decorreu nos dias 17 e 18 p.p..

Da Ciência nasceu a Rádio e com ela as radiocomunicações, que emergiram nos anos de 1910, foi a época em que se criou a radiotelegrafia e a radiotelefonia.

Foi a partir de então que a comunicação da voz através das ondas da rádio, passou a ser realidade. É neste contexto científico, que Baden-Powell em 1913 afirma acerca da Rádio o seguinte:

«A Rádio, doravante, será uma actividade muito enriquecedora, cujo futuro é muito promissor, esperemos que os Escoteiros a saibam aproveitar.»

jota1_2009

 

Quase um século depois o Serviço de Amador continua a apoiar o rádio escutismo, mas ao invés, a AMRAD está estruturalmente impossibilitada de desenvolver o seu trabalho de fundo, que é: a educação científica, procura alternativas e relança a aventura da descoberta científica, colocando os jovens escoteiros a falar com o mundo, neste caso, a partir de Barcarena.

jota2_2009

 

Na imagem em cima, as infra-estruturas essenciais a este modelo de ocupação e educação de jovens e crianças em idade escolar, são os espaços alternativos que o nosso concelho ainda não dispõe. São espaços e recursos estruturais que a AMRAD partilha, alguns em regime de comodato, cedidos gratuitamente por particulares, por privados, que vêem na educação e na cultura científica, um lugar de destaque e desenvolvimento sócio cultural.

jota3_2009

 

Na imagem em cima, os jovens descobrem as coisas da ciência e tecnologia, desbravam os caminhos possíveis, que os podem conduzir ao sucesso pessoal, através da qualificação e do conhecimento. É apenas isso, aquilo que a AMRAD deseja e pode de algum modo, proporcionar a estes jovens cidadão da Nação, e que alguns tentam a todo o custo impedir.

O 52º Jamboree On The Air acontece quase 100 anos depois em Barcarena, está vivo e activo, uma acção educativa coordenada por dois jovens do Nosso concelho, Nuno Fróis, CT1EBM e Diogo Sentieiro, CT2HEW, e onde nestes dias participam mais de meio milhão de escoteiros de 120 países.

Publicado em Escutismo