Faz vários anos que a AMRAD realiza em parceria com outros organismos educativos europeus, diferentes projectos e actividades, que são exclusivamente dirigidas para a população juvenil em idade escolar e à procura do primeiro emprego. Entre esses organismos, destacamos o grupo de professores e amadores das coisas da Rádio e da Ciência, dos Países Baixos, da escola OBS de OCTOPUS, em Zwolle.
Muito devemos nós, a este grupo de empenhados cidadãos e amigos europeus, que nunca se pouparam a esforços, inclusive materiais, para ajudar a obra que a AMRAD desenvolve com crescentes dificuldades e obstáculos.
Por muito que nos custe aceitar, ainda vivemos realidades sociais e civilizacionais diferentes. Enquanto nuns países europeus os organismos da administração apoiam as actividades educativas, que emergem das iniciativas dos seus cidadãos ou munícipes, em Portugal, alguns dirigentes, públicos e políticos, sem olhar a meios, fazem jus por criar obstáculos e perseguir pessoas e organizações. É triste constatar estes factos, mas eles ainda são realidade, porque vivemos essa verdade, ainda hoje, num país democrático, num Estado de Direito, como se viveram outrora, pesadelos de terror, num regime político de um outro passado ainda muito recente.
Na imagem em cima, trata de uma reunião do grupo de trabalho do «technics day» da Holanda, discutem e organizam a estrutura do grande evento anual, o dia em que cerca de 80 voluntários, entre cidadãos, pais e encarregados de educação de alunos, entre profissionais de diferentes áreas, entre amadores de rádio e muitos professores, se juntam com centenas de alunos, acompanhados pelos seus familiares, colegas e amigos, e vão passar um dia de técnica, dentro de uma escola, vivendo diferentes experiência de saber e conhecimento, explorando o lado cognitivo e funcional das crianças, na esperança de suscitar nelas, o gosto pelas coisas da Ciência e da Tecnologia.
Em baixo, ilustração do conjunto de diferentes kits de electrónica, que o grupo holandês tem vindo a oferecer à AMRAD, no sentido de apoiar as nossas actividades em Portugal, sabendo este grupo de cidadãos e dirigentes holandeses (que visitaram Oeiras em 2008) que as autoridades locais, recusam apoiar as actividades da AMRAD desde Março de 2007, por imposição de medidas, que visam diminuir o empenho dos cidadãos focados nestas causas comuns de maior sentido educacional, cívico e social.
Um dos projectos electrónicos para 2009 é o «LED’s TALK» ( LED’s falantes), uma oferta da Holanda.
AMRAD em Páginas Sociais