Diogo Ferreira, CT2HPN, é amador de rádio, licenciado em engenharia electrónica e telecomunicações e piloto aviador, membro dos órgãos sociais da AMRAD, na imagem, ele apresenta a alunos de escolas do nosso concelho, crianças que no dia da técnica, participaram na jornada realizada no campus do IST-Taguspark, em Leião, as diferentes formas de voar, através de um simulador de voo, baseado em software.
Mas esta exibição sobre aeronáutica, foi complementada por dois veteranos do aeromodelismo, Fabiano Moser, CT/PY5RX e Francisco Guerreiro CT1HBV, ambos amadores de rádio, que construíram um modelo de avião dedicado para esta acção educativa, e ainda fizeram voar quer o avião, quer um helicóptero para deleite das crianças, que raramente assistem a este tipo de exibições.
O concelho de Oeiras faz mais de 50 anos que possui talvez dezenas de campos de futebol e outros jogos da bola, mas ainda não dispõe de nenhum campo dedicado ao radiomodelismo, seja náutico, terrestre ou aeronáutico.
A AMRAD criou o projecto «voar em Oeiras com os pés no chão» que foi na altura apoiado e divulgado pela autarquia, mas nunca se conseguiu arranjar e manter infra-estruturas adequadas, inviabilizando a iniciativa.
O radiomodelismo é uma área temática, interdisciplinar, muito importante e necessária para a cultura da ciência e tecnologia, de forte pendor educativo e recreativo, para crianças e adultos. Infelizmente, as áreas adequadas a estas práticas são ocupadas pelo imobiliário, degradando a qualidade de vida dos oeirenses.
AMRAD em Páginas Sociais