Um desafio, o de explorar Marte a partir de Carcavelos

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Alunos do Colégio Marista de Carcavelos lançaram-se no desenvolvimento de um projecto, que tem por base «viajar e explorar o planeta Marte».

O suporte de vida, a viajem de ida e volta, as radiocomunicações, e ainda o controlo e a informação da «Missão a Marte», assim como a vida e a natureza de Marte, fizeram hoje parte de um empenhado projecto lançado por um grupo de alunos deste colégio, e que a AMRAD teve o grato prazer de apoiar e participar.

Nas imagens em baixo, o grupo que tomou a iniciativa, coordenado por Tiago Ferreira, entre outros alunos maristas.

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Na palestra participaram a AMRAD através do CEP o Centro Espacial Português, a funcionar no IST-Taguspark em Oeiras e ainda, o Grupo de Investigação da Geologia de Marte do IST – Alameda em Lisboa.

Nas imagens, uma visão parcial do vasto conjunto de alunos do Colégio Marista, são largas dezenas de alunos do 11º e 12º anos da área de ciência, que são cerca de 70% dos alunos deste colégio da grande área metropolitana de Lisboa, ao invés dos escasso 1 ou 2% dos outros estabelecimentos de ensino oficial. Um rácio demasiado preocupante para ser comentado de ânimo leve, e que nos obrigam, educadores, professores, formadores, pais e cidadãos, a ter que meditar acerca deste assunto.

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A AMRAD apoia (gratuitamente), todas as iniciativas educativas que emergem destes estabelecimentos de ensino (público e privado), na esperança de, a médio e longo prazo, conseguir contribuir para a inversão desta dramática condição, ou seja; da ausência de uma cultura científica, da diminuição do conhecimento e das competências de ciência e tecnologia, que resultam na destruição de uma potencial economia de conhecimento e também na incapacidade produtiva, pela falta da inovação e da competitividade do sector industrial nacional.

Por motivos conjunturais, a ausência de políticas integradas e multidisciplinares para o desenvolvimento, produziram atrasos estruturais estimados em mais de 50 anos, e que nos impedem hoje de alcançar os graus de desenvolvimento dos outros países da União Europeia.

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Sendo este um projecto da iniciativa dos alunos, foi um trabalho pedagogicamente seguido pelos professores. Assim, os Dr. Rogério Gomes (coordenador do Ensino Secundário) e Dr.ª Vera Carnall (professora de Área Projecto) seguiram desde o nascer da iniciativa, o desenvolvimento, organização e operacionalização da acção, que resultou num conjunto de actividades exclusivamente executadas pelos alunos que a promovem e cujos resultados são globalmente avaliados.

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Publicado em AMRAD, CS5CEP