Alunos do Colégio Marista de Carcavelos lançaram-se no desenvolvimento de um projecto, que tem por base «viajar e explorar o planeta Marte».
O suporte de vida, a viajem de ida e volta, as radiocomunicações, e ainda o controlo e a informação da «Missão a Marte», assim como a vida e a natureza de Marte, fizeram hoje parte de um empenhado projecto lançado por um grupo de alunos deste colégio, e que a AMRAD teve o grato prazer de apoiar e participar.
Nas imagens em baixo, o grupo que tomou a iniciativa, coordenado por Tiago Ferreira, entre outros alunos maristas.
Na palestra participaram a AMRAD através do CEP o Centro Espacial Português, a funcionar no IST-Taguspark em Oeiras e ainda, o Grupo de Investigação da Geologia de Marte do IST – Alameda em Lisboa.
Nas imagens, uma visão parcial do vasto conjunto de alunos do Colégio Marista, são largas dezenas de alunos do 11º e 12º anos da área de ciência, que são cerca de 70% dos alunos deste colégio da grande área metropolitana de Lisboa, ao invés dos escasso 1 ou 2% dos outros estabelecimentos de ensino oficial. Um rácio demasiado preocupante para ser comentado de ânimo leve, e que nos obrigam, educadores, professores, formadores, pais e cidadãos, a ter que meditar acerca deste assunto.
A AMRAD apoia (gratuitamente), todas as iniciativas educativas que emergem destes estabelecimentos de ensino (público e privado), na esperança de, a médio e longo prazo, conseguir contribuir para a inversão desta dramática condição, ou seja; da ausência de uma cultura científica, da diminuição do conhecimento e das competências de ciência e tecnologia, que resultam na destruição de uma potencial economia de conhecimento e também na incapacidade produtiva, pela falta da inovação e da competitividade do sector industrial nacional.
Por motivos conjunturais, a ausência de políticas integradas e multidisciplinares para o desenvolvimento, produziram atrasos estruturais estimados em mais de 50 anos, e que nos impedem hoje de alcançar os graus de desenvolvimento dos outros países da União Europeia.
Sendo este um projecto da iniciativa dos alunos, foi um trabalho pedagogicamente seguido pelos professores. Assim, os Dr. Rogério Gomes (coordenador do Ensino Secundário) e Dr.ª Vera Carnall (professora de Área Projecto) seguiram desde o nascer da iniciativa, o desenvolvimento, organização e operacionalização da acção, que resultou num conjunto de actividades exclusivamente executadas pelos alunos que a promovem e cujos resultados são globalmente avaliados.
AMRAD em Páginas Sociais