Nos últimos 8 meses, tem vindo a decorrer trabalhos de projecto, construção e integração dos equipamentos radioeléctricos e informáticos, bem como da instalação de torres e sistemas radiantes destinados ao CS5CEP, o Centro Espacial Português do IST-Taguspark, criado em 2004 por uma parceria estabelecida entre a AMRAD e o IST.
Uma pequena equipa técnica, composta por alunos e professores do IST, e por voluntários membros da AMRAD lançaram mãos à obra em Outubro de 2009, com o fim de reinstalar este centro de rastreio de satélites, em novas e modernas instalações dedicadas. Num projecto universitário único na União Europeia.
Nas imagens em cima alguns momentos iniciais relativos com a instalação do mobiliário, trata de um moderno conjunto de consolas, estudadas, desenhadas e construídas no local, pela pequena equipa de voluntários que, sem outros apoios, se lançaram sem hesitações na concretização deste projecto inovador.
O infortúnio bateu à porta, quando um pequeno acidente, vitimou o Prof. Moisés Piedade, reduzindo a sua mobilidade. Mas como dos fracos não reza história, imediatamente após a intervenção cirúrgica a que foi submetido num hospital ortopédico, 12 dias depois estava de regresso ao trabalho universitário, mantendo-se à frente na coordenação do projecto de reinstalação do CS5CEP, agora já em fase de conclusão.
Na verdade foram longos meses de sacrifício, de profunda e intensa dedicação às tarefas em curso, mas que, felizmente, estão a crescer em bom ritmo, graças à disponibilidade desse grupo de voluntários, entre alunos e alguns membros da AMRAD, que diária e semanalmente, nos dias úteis, sábados domingos e feriados, vão oferecendo quer as suas competências técnicas, quer o seu trabalho dedicado.
E mais, eles até vão suprindo a aquisição de materiais essenciais à referida construção e instalação, considerando que as ajudas externas são mínimas ou nulas.
São verdadeiros Voluntários; não são ressarcidos pelo trabalho que executam e as despesas que efectuam, além disso, quotizam-se e suprem as necessidades materiais.
AMRAD em Páginas Sociais