O «Dia da Técnica» é uma jornada de acção educativa, um dia particularmente dirigido para as crianças e os jovens estudantes de Oeiras, é um convite à participação e à partilha dos saberes, sobre temas da técnica e da ciência, numa actividade que a AMRAD tradicionalmente celebrava desde há alguns anos, no Observatório Aeroespacial de Oeiras, sedeado no Centro de Juventude Oeiras.
Este ano, numa parceria com o IST-TAGUS, a jornada, continua a envolver as crianças, os jovens, os encarregados de educação, todos juntos para fazer coisas da técnica, num dia da escola aberta, mas dentro da universidade. À semelhança dos anos anteriores, também participarem nesta jornada conjunta as crianças de outras escolas da UE, em especial a nossa parceira holandesa a OBS De Octopus, da cidade de Zwole na Holanda.
Para a AMRAD enquanto ONG sedeada no concelho de Oeiras, é determinante, é mandatório mesmo, que cada um dos nossos munícipes saiba e veja, de tudo aquilo que existe no Nosso concelho, e daquilo pelo que podemos optar e oferecer quer à educação, quer à formação e ocupação dos tempos livres dos seus nossos filhos e educandos.
No mesmo momento o Brasil celebrava o 2º aniversário da viagem espacial do Coronel Marcos César Pontes à ISS a estação espacial internacional. Assim, em Portugal, Oeiras e na Holanda, Zwole, as crianças portuguesas e holandesas tiveram ocasião de conferenciar durante cerca de 30 minutos, em português e em inglês com Marcos Pontes, que gentilmente nos concedeu uma pequena e simbólica conferência, durante o intervalo das comemorações que hoje decorriam no Rio de Janeiro.
Durante esta jornada, participaram estudantes de engenharia do IST-TAGUS que colaboram no projecto do Centro Espacial Português – CS5CEP, colaboraram professores e estudantes do 11º e 12º ano da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, alunos das escolas EB1 de Queluz de Baixo, Leião e Barcarena, incluindo as direcções das associações de pais das escolas. De referir um excepcional trabalho de colaboração dos alunos da Escola de Formação Profissional Condensa Val do Rio, de Oeiras, que efectuaram com verdadeiro profissionalismo, a cobertura televisiva de toda a jornada, realizada pelos alunos Rodrigo Bemposta, Vasco Baleia, Fábio Malato, Carolina Louçada, Carlos Araújo e Miguel Rodrigues, com a produção de Rogério Esteves, num excelente trabalho de televisão, difundido pela LARS de Sintra, uma associação que há vários anos coopera e participa nas acções educativas da AMRAD.
Finalmente, uma palavra de apreço, para os docentes e quadros do Instituto Superior Técnico, sendo a sessão formalmente aberta aos munícipes pelo Prof. Pedro Silva Girão, do conselho directivo do IST, diversas acções, conteúdos e tarefas pedagógicas, foram orientadas pelos Professores Rui Rocha e Moisés Piedade. Dirigimos um agradecimento muito especial a dois decanos do Radioamadorismo português, Rui Penaguião, CT1ZX e João Martins, CT1WV, dois profissionais ímpares e de mão cheia, que se deram ao trabalho de desenvolver e construir, segundo as tecnologias dos anos de 1950, um emissor de AM e CW (modulação de amplitude e telegrafia) que permitiu a todos, reflectir e confrontar das antigas com as actuais tecnologias da radioelectricidade. No pequeno emissor, os jovens fizeram as suas primeiras emissões locais de transmissão de AM (em carga resistiva, antena fictícia) e alguns até de telegrafia, código de Morse.
O maior agradecimento e a maior saudação, é agora dirigida às várias dezenas de pais e de alunos, que em conjunto, quiseram partilhar esta jornada, onde se tentaram, elevar valores fundamentais, sobre saber e conhecimento, factores sociais de integração social e desenvolvimento socio-económico.
Da experiência e acção de campo, a AMRAD identifica que é essencial, para o desenvolvimento e para a qualidade educativa das crianças do nosso concelho, ser possível ampliar estas acções a outros domínios da qualificação funcional e da cognição, bem como da ocupação dos tempos livres, mas sem meios e sem condições estruturais, é impossível envolver mais crianças e mais jovens. Não existem nem meios, nem os apoios necessários. Os possíveis, estão inacessíveis.
Da parte da AMRAD, o projecto foi integralmente coordenado por Diogo Sentieiro e Fabiano Moser, com o apoio de Diogo Ferreira, Jorge Matias e Nuno Fróis, e da LARS, por Carlos Freitas, Arménio Ferreira e Luis Viana.
Um agradecimento sentido
Caros colegas e amigos, como director da AMRAD não poderia deixar de agradecer pessoalmente, e em nome da direcção, a um colega que simultaneamente é um amigo e um grande formador. Foi graças a ele que no dia de hoje tivemos uma das melhores e mais exigentes jornadas de ciência e educação organizadas pela AMRAD, a ele o meu muito obrigado por nos levar à exaustão e ao rigor em tudo o que fazemos. Bem-haja MARIANO GONÇALVES (CT1XI).
29 de Março de 2008
Diogo Sentieiro
AMRAD em Páginas Sociais