Portugal bate o recorde absoluto de DX de todos os tempos !

 

Equipado de um radiotelescópio não profissional (desenvolvido pelo próprio) o investigador, e amador de rádio, Luís Cupido, CT1DMK, superou o recorde de distância na captação dos sinais de rádio com origem no espaço profundo, ao receber os sinais emitidos pela sonda espacial Voyager-1, uma semana depois do mesmo feito ter sido alcançado pela equipa multinacional do IUZ – Institut für Umwelt- und Zukunftsforschung (Instituto para a Pesquisa Ambiental e Futura) do observatório de Bochum, na Alemanha.

Esta proeza significa que, em Portugal, foram recebidos os sinais mais distantes em algumas dezenas de milhares de quilómetros da sonda Voyager-1 da NASA.

rx-dmk

O Path-Loss (as perdas de sinal por dispersão) são de – 314.3 dB, e a frequência de trabalho 8.415 GHz.

As especificações do feito são as seguintes:

Ganho de antena do TX: 48.0dB
Potência do TX: 34.7 dBm (3W)
Path loss do link: – 314.3 dB
Ganho de antena do RX: 48.8dB

A intensidade de campo do sinal recebido na Terra foi de: -196.1dBm/m^2, e o sinal entregue pela antena, ou seja, a quantidade de energia na entrada do receptor foi de -185.7 dBm (98.88 pV RMS).
De referir que, comparativamente, um excelente receptor de comunicações, não receberia melhor do que uns -127 dBm (0.100 uV RMS).

Temperatura de ruído do préamplificador: 45K
Largura de banda: 4Hz
Noise floor: -173.8dBm a 75K de temperatura de antena.
Relação S/N: -11.9dB [4Hz]

Usando a estatística de (S+N) / N = 0.27dB [4Hz], o RMS noise fluctuations será < 0.18dB implica um Tint > 900s. Considerando que o sinal não está estável, pela variação do doppler correspondente, é necessário manter um sinal que não se vê dentro de uma largura de banda de 4Hz apenas, para que depois de 900 a 3600 segundos (1 hora) se possa inequivocamente detectar o sinal.

De notar o grau de estabilidade que é exigido a um sistema receptor desta natureza, quer em amplitude, quer em frequência, para que possa manter o ganho estável com uma variação menor do que 0.05 dB e a frequência (de 8.4 GHz) com uma estabilidade melhor do que 1Hz durante todo o tempo em que o sinal é adquirido, durante pelo menos 900 segundos. Para tal o oscilador local do receptor, para além de dispor de um oscilador controlado por cristal de quartzo em estufa com temperatura estabilizada à décima de grau centígrado, ainda tem de ser controlado por um padrão de frequência secundário sincronizado por sistema GPS.

spectrumdmk

 

A sonda Voyager-1 foi lançada para o espaço em Setembro de 1977. Os sinais de rádio emitidos pela sonda espacial que navega a 14.7 biliões de quilómetros de distância, necessitam de 13.6 horas para percorrer o caminho até chegarem à Terra. A Voyager-1 está 3 vezes mais longe do que Plutão, aproximadamente a 98 vezes a distância do Sol à Terra.

O Prof. Dr. Eng. Luís Cupido, CT1DMK, tão somente, conseguiu alcançar o recorde absoluto de DX (radiocomunicação com um lugar distante e indeterminado) a nível mundial, na história das comunicações de todos os tempos.

CT1DMK garantiu à AMRAD, que em breve também receberá o seu cartão de QSL (confirmação da comunicação), que se será emitido pela NASA ou SETI.

Publicado em Radioamadorismo, Satélites