O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva comemorou hoje, dia 25 de Julho, dez anos dedicados à divulgação da ciência e da tecnologia em Portugal.
Desde a sua fundação em 1999, que este centro interactivo de ciência e tecnologia da Rede Nacional de Centros Ciência Viva recebeu 2,5 milhões de visitantes.
Foi em 1999 que o projecto educativo da AMRAD se iniciou, e funciona ao lado desta grande iniciativa nacional, de referir que, quer o Observatório Aeroespacial de Oeiras – CS1RAD quer o Centro Espacial Português – CS5CEP foram fundados com algum apoio do programa Ciência Viva, a única entidade nacional que de facto apoiou estes dois espaços de divulgação da ciência e tecnologia, ambos sedeados no concelho de Oeiras, espaços de ciência e tecnologia que recebem desde então, mais de 2.000 alunos todos os anos.
Neste sábado dia 25 de Julho, a AMRAD em parceria com o Pavilhão do Conhecimento apoiou e colaborou nas celebrações da primeira década de existência deste museu, com a participação de centenas de pessoas que quiseram partilhar estes momentos.
A festa aconteceu, durante todo o dia, com múltiplas actividades educativas expostas por 19 Centros Ciência Viva, pela FPA – Federação Portuguesa de Aeromodelismo, a AMRAD – Associação Portuguesa de Amadores de Rádio, a AESDA – Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente e ainda os Aerocalminhas.
A Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense alegrou esta festa da Ciência, tocando os parabéns ao Pavilhão, com bolo de aniversário.
Rosália Vargas, presidente da Ciência Viva, recordou a história do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva e uma década de divulgação da ciência em Portugal. Diversas entidades usaram da palavra, nomeadamente o autarca da cidade de Lisboa, sendo encerrada a cerimónia pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior Prof. José Mariano Gago.
AMRAD em Páginas Sociais