Os Faróis de Oeiras e da Barra do Tejo

bugiofoz000

 

«Os Faróis de Oeiras e da Barra do Tejo» uma iniciativa da Associação Cultural de Oeiras “Espaço e Memória”, em conferência apresentada por Joaquim Boiça.

O conferencista falou das origens dos faróis, dos faróis da barra do Tejo aqueles que mais directamente dizem respeito ao concelho de Oeiras. A costa portuguesa devido ao seu atraso estrutural foi considerada pelos navegadores europeus a «Costa Negra», pela ausência de faróis.

O Farol do Bugio é por excelência, um ponto de referência turístico e patrimonial, de relevante interesse para a população do nosso concelho. Ele foi outrora uma prisão, nele chegaram a viver uma guarnição de 50 faroleiros, mas é hoje um espaço patrimonial, muito mal aproveitado na cultura.bugiolado111

Foi referida a vida dos faroleiros, um ofício em declínio, devido à automatização dos faróis. Factor de desenvolvimento técnico, que tem conduzido ao despojar da presença humana nos faróis, tão cara aos navegadores, onde a presença de alguém é sinónimo de confiança.

Os faróis do concelho de Oeiras são um troféu para os radioamadores nacionais e estrangeiros cuja actividade temática é menos técnica e preponderantemente desportiva, quase sempre centrada nos concursos e na caça de troféus, diplomas, taças e outros.

Publicado em Sem categoria