Operador Amador de Rádio socorreu dois aviões comerciais

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Tudo isto aconteceu recentemente nos Estados Unidos da América, onde um vulgar cidadão, um entusiasta pelo radioamadorismo, legal titular de uma licença, como operador amador do serviço emissor dos postos de amador, ao escutar as radiocomunicações do serviço móvel aéreo de âmbito comercial, verificou a existência de uma situação de emergência relacionada com um avião comercial que emitia um pedido de socorro, repetindo sucessivamente “mayday-mayday-mayday”.

No caso, tratava-se de um voo transatlântico proveniente de Dublin com destino ao aeroporto internacional de Boston, distanciado do avião apenas cerca de 180 km, mas com o qual o avião não conseguia estabelecer comunicação, em virtude de sucessivas avarias produzidas no referido aeroporto pelo furação Sandy.

Sem hesitar o jovem operador amador de rádio situado na Irlanda do Norte, dispondo de meios técnicos para tanto necessários, decidiu colocar o seu equipamento de transmissão na mesma frequência em que recebia os sinais de socorro provenientes da aeronave e chamou pela aeronave, inteirou-se do que estava a acontecer a bordo do avião e com o apoio de outros amadores americanos, conseguem estabelecer contacto com o aeroporto de Boston, e por via desta estação de radioamador, retransmitem os dados necessários ao comandante do avião comercial e deste para o aeroporto de Boston, permitindo que o avião fosse indirectamente controlado pelo tráfego aéreo em terra.

Só assim foi possível o controlo de tráfego aéreo criar um plano de segurança, e reencaminhar o avião proveniente de Dublin, na Irlanda, para um outro aeroporto em Buffalo.

Nessa mesma noite, o mesmo operador amador de rádio descobre que um segundo voo comercial de um avião de passageiros da American Airlines proveniente de Heathrow na Inglaterra com destino a Boston, também estava numa situação de emergência, por perda de comunicações com o aeroporto de Boston, e assim, mais uma vez com a ajuda de amadores de rádio nos EUA, conseguem estabelecer nova ligação com o aeroporto de Boston e o avião da American Airlines é desviado para o aeroporto de JFK em New York, salvando-se assim dois aviões e dezenas de passageiros e tripulantes.

Em baixo o parque de antenas da estação MI3JQD, na Irlanda

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Em conclusão, nenhum sistema de telecomunicações, nem mesmo durante um vulgar furação americano, é infalível de entrar em colapso, por sucessivas falhas técnicas e até falha de energia eléctrica.

Em Portugal, quer no quadro da Lei, quer mais ainda pela forma negativa e depreciativa como raras entidades governativas observam estas situações da real emergência na salvaguarda de vidas e bens, neste caso, ambos os aviões e todos as vidas a bordo certamente que teriam tido um destino absolutamente incerto, fazendo-se depois, grandes títulos de jornal, para gáudio de alguns e desgraça de todos os outros.

Em cima imagem do operador amador Benny Young, MI3JQD um operador tecnicamente qualificado, quer também da sua estação de radiocomunicações do serviço emissor dos postos de amador, localizada em Castlederg, County Tyrone na Irlanda do Norte e que a partir da Europa, salvou dois aviões comerciais nos Estados Unidos.

Na imagem em baixo Benny Young, o mesmo jovem irlandês focada na actividade agrícola, em justos momentos de socialização e descontracção.

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Publicado em Proteccção Civil