Jovem estudante de engenharia e piloto da aviação candidato a astronauta

É no seguimento da apresentação pública feita em Lisboa, na presença do ministro da Ciência e Ensino Superior José Mariano Gago e Ernst Messerschmid, astronauta do Centro Europeu de Astronautas (EAC), de Horst Schaarschmidt, responsável pela divisão de astronautas do EAC, que muitos jovens portugueses e europeus apresentaram candidaturas a astronautas da ESA.

Entre estes jovens, está um membro da AMRAD, trata de Diogo Ferreira, CT2HPN, natural do concelho de Oeiras, é um membro activo da AMRAD, onde trabalha há vários anos como voluntário para a área da educação e promoção da cultura da ciência e tecnologia.

Diogo Ferreira está a terminar a licenciatura em engenharia electrotécnica e também concluiu o curso de piloto aviador, da aeronáutica civil.

A AMRAD tem suscitado em alguns jovens do concelho e da região metropolitana de Lisboa, interesses e vocações, que ao longo de mais de 12 anos de actividade educacional, produziram vários licenciados em electrónica e informática, é uma forma de afirmação onde as componentes ocupacionais centradas nos serviços de amador e amador de satélite (vulgo radioamadorismo) potenciam orientações profissionais de sucesso, pelos elevados graus de qualificação tecnológica que comportam, pela formação e treino que lhes conferem.

Uma forma divertida de aprender ciência, na terra e no espaço, durante os tempos livres, absolutamente complementar dos estudos e das ocupações profissionais.

Estes factores de protecção, integração e qualificação, são essenciais e prioritários, considerando que Portugal é o país mais pobre e os portugueses os menos qualificados da União Europeia, é com essa preocupação em mente e por objectivo, que a AMRAD não baixa os braços, contra todo o tipo de adversidades culturais e políticas até.

A AMRAD enquanto membro da ARISS não ficou indiferente ao assunto. Considerando que os astronautas da ESA trabalham agora no laboratório Columbus, a bordo da ISS a estação espacial internacional, e dado o sucesso da missão ATV, a Agência Espacial Europeia procura de novos talentos para reforçar o seu corpo de astronautas em futuras missões.

Os candidatos que sejam seleccionados passarão a integrar o Corpo Europeu de Astronautas e iniciarão a sua formação básica no Centro Europeu de Astronautas em Colónia, na Alemanha.

A Direcção da AMRAD espera que esta candidatura se concretize, e veja um dos seus membros, um oeirense, no espaço, a partilhar conhecimentos e a demonstrar que, com estudo, trabalho e empenho, muitas coisas, pequenas e grandes, se conseguem concretizar na vida.

Ao Diogo Ferreira, CT2HPN desejamos as maiores felicidades e todo o sucesso no seu projecto de vida. Portugal necessita de referência de integridade e competência, Oeiras ainda mais.

Na verdade é determinante que as autoridades portuguesas, e a edilidade de Oeiras muito em particular, saibam identificar e compreendam que há lugar ao pluralismo e tem de haver direito à diferença cultural, há lugar para a ciência e tecnologia, como alternativa de uma outra postura social e cívica.

Publicado em Sócios