A International Charter Space and Major Disasters foi fundada pela ESA e pelas agências espaciais francesa e canadiana. A International Charter é um organismo de colaboração internacional entre os países operadores de missões de observação da Terra, de forma a permitir à protecção civil um rápido acesso aos dados de satélite, em situações de desastres, naturais ou provocados pelo homem.
A International Charter permitiu que fossem produzidos mapas, a partir de dados de satélite, para ajudar as operações de busca e salvamento depois do terramoto do Haiti, em Janeiro de 2010, o da Nova Zelândia, em Fevereiro de 2011 ou do tsunami no Japão, em Março de 2011.
No ano de 2011 mais de 800 pessoas perderam a vida em cheias e deslizamentos de terra, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, assim este país junta-se à organização espacial internacional que disponibiliza dados de satélite às autoridades de busca e salvamento, em períodos de catástrofe.
A International Charter inclui outros novos membros como o Centro Aeroespacial Alemão e o Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia, junto dos quais a Agência Espacial Federal Russa e a Organização Europeia para a Exploração dos Satélites Meteorológicos fizeram um recente pedido de adesão.
Neste contexto, é relevante explicar que a rádio está no centro destas acções, quer pela detecção remota, quer pela informação e as radiocomunicações de emergência, são os factores decisivos, sem os quais, e sem pessoal altamente qualificado, o conhecimento para o socorro e salvaguarda de pessoas e bens, pode estar seriamente comprometido.
AMRAD em Páginas Sociais