INCISTA 2013 foi excelente

O programa Ciência Viva, INCISTA, organizado pelo INESC-ID, realizado na semana passada, teve uma participação muito interventiva da AMRAD. 24 jovens  frequentaram este estágio, durante uma semana, deixando uma avaliação excelente do estágio e dos instrutores. A participação da AMRAD foi coordenada pela Direcção e  teve o excepcional apoio do Núcleo de Estudantes de  Engenharia Electrónica, N3E,  https://pt-br.facebook.com/ist.n3e, e permitiu  criar e testar  um programa educativo “Arduino vai à Escola” , desenvolvidoSAMSUNG CSC

para as Escolas secundárias e associações de jovens  dentro do plano de actividades de formação e interacção da AMRAD com jovens. A actividade “AVE” -“Arduino vai à Escola” permite aos jovens fazer o controlo de pequenos sistemas (robôs ou outros dispositivos) através da plataforma computacional Arduino, usando uma linguagem educativa, desenvolvida para o efeito, baseada em blocos informáticos, do tipo Lego, configurados num computador. Esta linguagem foi desenvolvida para jovens dos 12 aos 17 anos, mas está previsto o desenvolvimento uma versão para jovens dos 7 aos 12 anos e uma outra para jovens com algumas incapacidades cognitivas. A intervenção do N3E,  foi fundamental para

 

Escuderia SUBA

Escuderia SUBA e ambiente ARDUINO

a realização com elevado sucesso do estágio. Na actividade “Arduino vai  à Escola” os alunos desenvolveram pequenos programas para ler sensores do SUBA  (http://lee.tagus.ist.utl.pt/SUBA/index.htm) e programarem o ARDUINO implantado neste modelo de carro através do controlo dos motores de direcção e de tracção. Os testes experimentais foram feitos numa pequena pista, existente no laboratório das aulas e também numa pista grande existente na cave do IST Taguspark.

 

Medidor de Amplitude

Medidor de Amplitude fabricado no IST

Além do controlo do SUBA os alunos desenvolveram um circuito que representa num  indicador luminoso de LEds a amplitude de várias grandezas: conta rotações, intensidade de som, valor de tensão ou corrente, etc. Os alunos fabricaram, montaram e testaram os circuitos com diferentes sinais: som do telemóvel, sinal de gerador de sinal e sinais acústicos captados por um microfone de eletreto. O INCISTA foi financiado pelo INESC-ID e IST ao abrigo dos protocolos existentes com a AMRAD.

 

Publicado em Ciência Viva