Desde o ano de 1997 que a escola holandesa OCTOPUS situada em Zwoole, participa em programas de intercâmbio com outras escolas europeias. São projectos dirigidos para a população escolar, com o fim de abrir novos horizontes às crianças, acerca da cidadania europeia, logo a partir dos 7 anos de idade, envolvendo crianças da Suécia, Dinamarca, Inglaterra e França.
Diversos programas educativos tem sido desenvolvidas por estas comunidades europeias, tais como o projecto Binary – Information Exchange Project onde as crianças do ensino básico, dispõem de computadores e meios informáticos, como veículos de comunicação transnacional.
Outro projecto denominado de CHIP – Communication Helps International Progress, envolveu outras comunidades da Bélgica, França, Hungria, Latvia e Ucrânia, tão diversas em culturas e líguas.
Este ano de 2007, o projecto estende-se ao concelho de Oeiras, mais concretamente à freguesia de Barcarena, através do programa chamado ABC SCIENCE – After Biep and Chip Scientific Cooperation In Europe Needs Clever Education.
É no projecto para a ciência e técnica que a AMRAD irá orientar um conjunto de acções educacionais, entre escolas do programa OCTOPUS e, apenas, algumas escolas do concelho de Oeiras, situadas na freguesia de Barcarena, pois sem apoios das autoridades locais e nacionais, a AMRAD vê fortemente restringida a sua área de intervenção educativa e de promoção da cultura, de ciência e tecnologia.
Pois decididamente os aspectos da qualificação para a Ciência e a Tecnologia, não deverão estar nos horizontes imediatos, e no interesse dos nossos governantes, locais e centrais.
Para este ano de 2007 a AMRAD inicia uma nova cooperação com este projecto que envolve outras escolas da Europa. A primeira acção decorrerá no próximo sábado dia 10 de Março entre as 10:00 e as 16:00 horas locais, no Observatório Aeroespacial de Oeiras, onde os alunos do ensino básico, acompanhados pelos pais e familiares, vão poder explorar directamente as comunicações por satélites, entre Portugal e outros países europeus. Poderão ainda, fazer radiocomunicações directas por emissores de ondas-curtas, falando em inglês, ou enviado mensagens escritas e fotografias.
As estações de Portugal CS1RAD e da Holanda PI4AZL, vão estar activas.
As crianças terão ainda a oportunidade de entrar no mundo da electrónica e da tecnologia aeroespacial, alguns jovens irão mesmo trabalhar na montagem de pequenos circuitos electrónicos.
Infelizmente, o coordenador europeu do projecto comentou o seguinte, acerca de Portugal:
(…) During our CHIP-project we had a Portuguese teacher, from Castelo Branco, who was during a year a member of our team as language assistant. She tried to make a Portuguese school enthusiastic to participate in the CHIP-project. It was such a pity that we didn’t succeed in our contacts, but their was no good contact and support from the Portuguese National Agency. (…)
AMRAD em Páginas Sociais