HAM RADIO 2012 a maior exposição europeia de radioelectricidade

ham1a

 

HAM RADIO 2012 decorreu nos dias 22 e 24 de Junho p.p. continua a ser o maior evento europeu dedicado às ciências e tecnologias da radioelectricidade e telecomunicações, é anualmente realizado na cidade de Friedrichshafen, na Alemanha.

A AMRAD por vários anos consecutivos tem sido representada, e já foi expositor neste evento, mas foi há uns anos atrás, então ainda com o apoio da autarquia de Oeiras.

ham2a

 

Um dos factores que salta aos olhos dos mais sensíveis, prende-se com os aspectos da difusão da ciência e da tecnologia, associados com a poderosa indústria europeia de sistemas e componentes electrónicos, onde a rádio, computação e telecomunicações são o centro das atenções.

ham3a

Faz muitos anos que a Europa mais civilizada e mais evoluída social e economicamente, já compreendeu que os factores decisivos para o crescimento económico e o bem-estar social de todos, não está mais centrado na especulação imobiliária (como a presente crise económica o comprova…), mas cada vez mais o potencial de desenvolvimento está na economia do conhecimento, mas para tanto, o factor decisivo é a educação e a formação de crianças e jovens em idade escolar, só isso poderá um dia, daqui a vários anos, projectar Portugal e o nosso concelho em particular, para fora deste perímetro da pobreza e da ruína social que nestes anos nos tem afectado a todos, com consequências ainda imprevisíveis.

ham01

Nas imagens em cima, directores da AMRAD de visita a vários fabricantes e até a universidades que em Friedrichshafen se fizeram representar, uma particular chamada de atenção, para os dirigentes associativos europeus, dotados de uma visão estratégica, mais ampla e menos autistas, focada na forma como potenciam a atenção e a mobilização dos jovens para o estudo e a cultura da ciência e da tecnol

ogia.

ham02

Portugal está infelizmente muito longe de poder assumir tais parâmetros de desenvolvimento educativo, susceptível de produzir ganhos de saber e competências pluridisciplinares, que alavanquem essa economia do saber, para mais trabalho com qualidade e competitividade.

re00

Outro particular deste evento, foi o ênfase crescente na Europa e no Mundo, acerca da importância de se mobilizarem crianças e jovens para as coisas da ciência, desta vez focados num espaço europeu dedicado ao Radioescutismo, uma disciplina que a AMRAD tentou desenvolver, ao instalar em 2011 um posto permanente de radiocomunicações na sede do novo Agrupamento de Escuteiros da Outurela, um projecto que foi liminarmente impedido pela autarquia, ao arrepio dos imperativos da educação e qualificação de jovens em idade escolar, particularmente junto de populações socialmente menos favorecidas.
Enfim são coisas que não se compreendem nem na Europa, nem nos dias de hoje, mas que em Oeiras acontecem assim e são recorrentes nestes últimos 7 anos.

O director-geral da área educativa da AMRAD, mesmo assim, tenciona levar o projecto por diante, já este ano, mas fora da freguesia de Carnaxide e do município de Oeiras, só assim será viável a sua criação e funcionamento.

Saiba mais acerca da Feira de Friedrichshafen

Publicado em Exposições