European Balloon Project

__________________________===============================european balloons 2009

 

O presente projecto, foi criado por múltiplas equipas de diferentes organismos europeus, particularmente focados no crescente modelo educativo que emerge do secular Radioamadorismo Científico. Diferentes equipas de diferentes países da União Europeia associaram-se num espírito comum, para em conjunto desenvolverem sistemas modulares, susceptíveis de integrarem payloads de balões estratosféricos, que funcionarão na mesma hora, no mesmo dia e em diferentes regiões dos céus da Europa.

O objectivo é o de desenvolver um payload (carga técnica) útil, que seja entre si compatível e através dos quais se possam estabelecer diferentes formas e meios de comunicação, através das cargas úteis dos outros balões, trocando informações e dados telemétricos complementares.

Em data a estabelecer, os balões estratosféricos serão simultaneamente lançados por cada organismo dos diferentes países europeus que aderiram ao European Balloon Project.

A particularidade deste projecto, tem entre outras vantagens, a capacidade de partilhar recursos, e integrar múltiplos dispositivos em cada payload, tornando-os capazes de entre si, trocarem informação remota e meios de comunicação, que se poderão vir a estabelecer a alta altitude, dentro da estratosfera e durante várias horas.

Recordamos que a AMRAD, com o Balão CINELSAT-1 bateu em 2003 o recorde mundial de permanência em altitude, durante mais de 15 horas, destronando então o projecto Solar Tetroon SD-9 da Grosse Pointe Academy, o presente recorde pertence aos EUA, e foi estabelecido em 49 horas de voo estratosférico de grande altitude. A AMRAD pretende em parceria com o CS5CEP do IST-Taguspark, vencer os últimos máximos, quer em voo de altitude, quer em voo de permanência.

A máxima altitude são de 39.500 metros, e a maior distância percorrida são de 5.500 quilómetros e o máximo peso cerca de 70 quilogramas.

O payload português da AMRAD, será um modelo SimSat (projecto de simulação de satélite por balões estratosférico) possuirá uma carga liquida máxima de cerca de 3.500 gramas, sem pára-quedas. A velocidade de descida do payload em pára-quedas, será, ao nível do mar, cerca de 5 a 6 metros por segundo e empregará materiais perecíveis, recicláveis.

Veja mais em European Balloon Project

Projectos Europeus de Balões Estratosféricos

Alemanha: Ballonprojekt P56, Illingen Q13 e Lennestadt O28
Áustria: Team Passepartout
Croácia : PiHRAB-1
França: Ballons-Radioamateurs
Finlândia: Pula-Ilmari
Holanda: Ballonvossenjacht
Polónia : Copernicus Project
Portugal: SimSAT e CINELSAT (AMRAD)

Publicado em AMRAD