AMRAD disponibilizou um conjunto de equipamentos de radiocomunicações, que irão permitir ao agrupamento de escuteiros da freguesia de Barcarena, o 1278 da CNE, desenvolverem múltiplas actividades que envolvem a necessidade de comunicar à distância, através das ondas de rádio.
Os meios de rádio ora cedidos pela AMRAD (gratuitamente, mediante um comodato) são equipamentos do tipo LPD ou PMR (low power device) que operam na faixa de frequência de UHF em 446 MHz. São dispositivos permitidos, pela autoridade nacional de comunicações a ANACOM, sem ser necessário o exame prévio dos operadores, nem licenças de utilização e instalação.
Cada rádio poderá cobrir distância entre 2 a 5 ou 10 km, dispõe de 8 canais de comunicação em frequências diferentes, autonomia para cerca de 24 horas, e chamada selectiva para cada canal.
Fazem parte deste projecto (que resulta da parceria entre as duas entidades) a futura instalação e licenciamento pela AMRAD de uma verdadeira estação de radiocomunicações para o serviço dos postos emissores de amador, que permitirá aos escuteiros de Barcarena, comunicar com outros escuteiros em todo o mundo, directamente, bem como disporem de meios alternativos, que poderão ser usados em situações de emergência e calamidade.
A estação de rádio, pode operar em fixo, móvel ou ser transportável e funcionar com energias renováveis, eólica e solar.
O esforço integrado da AMRAD é o de suscitar nas crianças, designadamente nos escuteiros, o interesse pelas coisas da ciência e tecnologia, é uma via de ensino experimental e uma forma de educação em que, a pessoa humana, a Natureza e a tecnologia estão de mãos dadas, e são factores de protecção e de integração social.
Esta parceria é inovadora e única em Portugal, considera a direcção da AMRAD, concluindo que estes são modelos educativos, alternativos, que deverão produzir importantes retornos na formação e treino das crianças de Valejas, Queluz de Baixo, Bico, Tercena, Ribeira Acima e Ribeira Abaixo, Barcarena e Leceia, lugares da mais pobre e desprezada freguesia do concelho de Oeiras, quer antes, quer depois do 25 de Abril de 1974.
AMRAD em Páginas Sociais