A propósito da «Semana da Ciência e Tecnologia».
Algumas elites ainda sustentam na ciência e na academia muitos aspectos da sua própria incapacidade funcional, técnica, afectiva e até emocional do saber e conseguir concretizar as coisas, da Vida e da própria Natureza.
Alguns fazem crer junto do público, das crianças e dos jovens que tecnologia e ciência são coisas acessíveis, mas… exclusivas de algumas minorias de pessoas super dotadas e muito matemáticas. Esta é uma forma de excluir.
Afinal a Ciência é a Natureza e todas as coisas do Universo, físico e biológico. A humanidade limita-se a observar e tentar compreender aquilo que afinal a Natureza nos confere e demonstra.
A palavra ciência tem origem no latim scientia, que significa conhecimento.
Portugal é o país mais pobre da União Europeia. Os portugueses são o povo menos qualificado da União Europeia. Portugal é uma das Nações mais antigas da União Europeia. Mas Portugal é o país da União Europeia que possui menos capacidade industrial. Mesmo assim, para uns quantos dirigentes políticos portugueses, a Ciência deve ser apenas praticada nas universidades e por uns quantos académicos ilustres, que nada fazem pelo desenvolvimento, académico e industrial.
Para outros a Ciência deverá ser exercida na indústria e nos institutos tecnológicos e científicos, porque a ciência pode ser praticada em todos os domínios, do campo aos laboratórios.
Por si só, a ciência não é uma vocação exclusiva da academia. A ciência e a tecnologia também são práticas exercidas por todos aqueles que objectivamente se envolvem na observação e nos desenvolvimentos tecnológicos em todos os aspectos mais variados das ciências e da economia.
Muitos técnicos e engenheiros dos laboratórios industriais também praticam ciência, apesar de seus resultados serem geralmente considerados segredos empresariais, e não são publicados em jornais académicos, são tornados em produtos e serviços geradores de mais valias económicas e de bem-estar social.
Outras correntes mais modernas, de comunidades envolvidas no campo da educação das ciências, acreditam que o processo das ciências é realizado por todos os indivíduos quando aprendem sobre seu próprio mundo.
Tanto mais que as ciências e o conhecimento são um legado de toda a Humanidade. Não são património de iluminados. É importante a criação de espaços alternativos, onde Ciência e Tecnologia sejam a base de uma atitude cultural comum, para todos os portugueses.
AMRAD em Páginas Sociais