Em Oeiras luta-se pela igualdade do direito de aprender e dever de ensinar

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AMRAD e ADADE dois projectos cívicos, duas associações, ambas sedeadas na freguesia de Barcarena, fundadas maioritariamente por munícipes do concelho de Oeiras, que lutam pela afirmação dos direitos cívicos, incluindo o dever de ensinar e o direito de aprender, que lutam pelo acesso a culturas alternativas, centradas na formação contínua dos cidadãos, na educação e qualificação das crianças e jovens em idade escolar e à procura do primeiro emprego.

Faz vários anos que este esforço foi iniciado por um conjunto de cidadãos naturais desta freguesia e do concelho, mas o esforço não tem sido de todo, nem acarinhado, nem sequer, e menos ainda, apenas tolerado e compreendido pelas autoridades locais.

Talvez porque temas recorrentes, que afinal são hoje tidos como desígnios nacionais, tais como: educação e qualificação, cultura da tecnologia e ciência, não estejam, ainda, no pensamento e horizontes imediatos de alguns dos nossos autarcas e dirigentes. A verdade é que se passaram mais de 30 anos, e o esforço de afirmação, da identidade e crescimento destas actividades educativas (algo marginais e pouco populistas) teima em não se afirmar nem crescer, em virtude das medidas de exclusão que lhes são impostas. Coisas que não se entendem, e nunca deveriam ocorrer no país mais pobre da União Europeia, precisamente em Portugal, onde ostracismo, são ainda realidades duras e cruas, com as quais nos confrontamos, mas não temos de nos silenciar.

Para tentar arrepiar mais de 30 anos de atrasos estruturais, são cada vez mais as ONG e associações que procuram parcerias no estrangeiro, e se inspiram no sucesso de imensos modelos educativos da velha Europa. Foi aquilo que a AMRAD fez, e assim, em 2005, lançou-se no estabelecimento de parcerias com ONG da União Europeia.

Depois do sucesso do projecto «Dia da Escola Aberta à Ciência» que decorreu em Fevereiro de 2007, o último que a AMRAD pode realizar nas instalações do Centro de Juventude de Oeiras. Tratou-se de um projecto único, inovador, feito a partir de uma parceria com a escola OCTOPUS na Holanda, um trabalho onde os munícipes (pais, tios e avós) estavam presentes, numa jornada técnica, ao lados dos seus filhos e netos, mas onde apenas puderam participaram duas escolas de ensino básico da freguesia de Barcarena, precisamente, pela falta de meios estruturais e ausência de apoios da autarquia, que a partir de Março de 2007, viria a impossibilitar a realização deste modelo de acções educativas e ocupacionais.

Este ano de 2008, dentro de alguns dias, irão decorrer em Oeiras entre os dias 26 e 30 de Janeiro umas jornadas técnicas entre diversos dirigentes de ONG e escolas da França, Holanda, Hungria, Letónia e Portugal, na procura de formas de cooperação e trabalho conjunto.

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Nas imagens, aspectos das acções multidisciplinares, desenvolvidas pela escola holandesa OCTOPUS, uma das escolas parceiras que há dois anos apoia a AMRAD no concelho de Oeiras. Esta escola ministra formação a 350 alunos, dos 4 aos 12 anos, está situada numa pequena cidade holandesa de 110.000 habitantes.

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Publicado em AMRAD