Desastre natural no CS1RAD em Oeiras

___________________________________________________cs1rad_antenas1

 

Provocado por ventos ciclónicos, que ocorreram na madrugada de quinta-feira, a torre do sistema de antenas para o rastreio de satélite do Observatório Aeroespacial de Oeiras – CS1RAD dobrou e cai, partindo o conjunto das antenas dedicadas a este serviço, produzindo prejuízos materiais muito avultados no sistema, mas sem danos materiais quer no imóvel, quer em pessoas e outros bens.

_____________________________________________________cs1rad_vento

 

Um acidente inusitado, que não se esperava que ocorresse, depois de vários anos de bom desempenho do sistema de torre. As causas do acidente foram os ventos ciclónicos, do quadrante de SW, que varreram aquela zona com grande intensidade, cerca de 90 km/hora.

Um grupo de dirigentes, coordenadores, sócios e voluntários da AMRAD, procederam à desmontagem do parque de antenas, prontamente transportadas para os laboratórios e oficinas que a AMRAD dispõe, em regime de comodato, e onde serão reconstruídas e calibradas de novo, para posterior reinstalação. Colaboraram nesta operação: CT1CEH, CT1XV, CT2HBZ, CT1GQU, CT1XI, CT1DNJ e CT2HPN.

O projecto educacional a funcionar no Observatório Aeroespacial de Oeiras foi criado no ano de 2000, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. Um espaço temático, dirigido para a área da educação, visitado anualmente por mais de 1.500 alunos, crianças e jovens do ensino básico e secundário. Uma obra que a AMRAD deseja ampliar, mas para a qual, no presente, não obtém apoios.

Os prejuízos estão avaliados em mais de 3.800,00 €.

_______________________________________________cs1rad_antenas2

 

 

Publicado em AMRAD