CS5CEP – Centro Espacial Português

2222222222222222_______ist1

 

A ideia da instalação e colocação em funcionamento permanente de uma estação para o rastreio de satélites, nasceu em 2005 de um projecto originalmente promovido pela AMRAD e que se desenvolve em parceria com diversos professores universitários do IST-TAGUS. Nasce uma colaboração entre a AMRAD e diversos outros profissionais de engenharia e empresários situados no Parque de Ciência e Tecnologia. Todos eles são, ou foram, amadores de rádio.

O objectivo é fazer ensino científico, através da aplicação da tecnologia, exercitando a capacidade de implementação e realização pelo menos de parte das matérias estudadas. O espaço está aberto aos alunos das licenciaturas de:

• Engenharia Informática e Computadores,
• Engenharia das Redes de Comunicações,
• Engenharia e Gestão Industrial,
• Engenharia Electrónica.

22222222222222__________ist__2

 

A estação terrena equipada para rastreio de todos os tipos de satélites do serviço de amador, foi licenciada pela AMRAD em 2006, e já possui um indicativo oficial de chamada que é: CS5CEP (Centro Espacial Português).

O indicativo foi proposto e conferido pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, também ela com o seu centro de fiscalização e laboratórios radioeléctricos instalados no concelho de Oeiras.

A AMRAD apoia com meios técnicos e humanos, o desenvolvimento das acções do CS5CEP, onde jovens estudantes, estão a dar os primeiros passos no ensaio e experimentação de tecnologias aeroespaciais.

A Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento com sede social no concelho de Oeiras, considera a existência deste espaço temático aberto dentro da Universidade, como um lugar determinante, e que está acessível às crianças que estudam aos níveis dos ensinos básico e secundário.

Na sua apresentação oficial, o presidente do Conselho Directivo do IST, Prof. Dr. Eng. Guilherme Arroz, fez questão de referir que «este projecto nasce assim, a partir de baixo, da iniciativa cívica e cultural de cidadãos, profissionais, professores e alunos do IST» uma iniciativa que envolve hoje tecido empresarial, focado na investigação e desenvolvimento tecnológico.

A AMRAD foi fundada em 2000 por iniciativa conjunta de diferentes organismos, incluindo a ARIST – Associação de Radioamadores do Instituto Superior Técnico e outros alunos da ARUA – Associação de Radioamadores da Universidade de Aveiro, hoje profissionais de engenharia integrados no mercado de trabalho, e que na altura compreenderam, da importância de existir dentro das universidades este tipo de parcerias, capazes de sustentar e promover entre gerações de estudantes e profissionais de engenharia, este modelo educacional, fortemente ligado à engenharia.

A AMRAD e o IST-TAGUS estão a trabalhar na construção de um Radiotelescópio e a apoiar o IST-TAGUS através da AMSAT-CT, no estudo, desenvolvimento e construção de um satélite denominado ISTNanoSat-1.

Publicado em CS5CEP