Centro Educativo e Radioescutismo na Outurela CS5REO

Momentos relevantes da constituição do novo agrupamento de escutismo, que alguns voluntários e históricos da AMRAD tem vindo a acompanhar desde a primeira hora, já lá vão afinal cerca de 5 anos.

posse do 1373

Na imagem em cima, os mais altos dirigentes e signatários nacionais do CNE acabam de constituir em acto solene e dar posse ao novo Agrupamento 1373 do CNE na Outurela, pela mão da então empossada Chefe de Agrupamento, trata de uma avó, que depois dos 50 anos de idade (num acto de cidadania e de revolta cultural), decide com outras avós, com outros pais e mães, tomarem em mão a fundação em 2001 de um agrupamento escutista, como espaço alternativo de educação e ocupação de crianças e jovens, que anteriores iniciativas associativas criadas ao longo de mais de 30 anos na freguesia de Barcarena não vingavam como iniciativas de protecção de crianças e jovens de então (hoje também eles pais e munícipes eleitores). Tudo em consequência de algum autismo social e também de sucessivas pressões e medidas de exclusão política. Tudo resultou afinal de um grito de revolta, que move os cidadãos mais atentos e os organiza na necessidade da mudança cultural e social.

São momentos marcantes, de municípes que não se deixaram intimidar, decorrentes de uma longa batalha pela igualdade de recursos, alcançados com o apoio do Agrupamento 626 de Linda-a-Velha, a entidade do Corpo Nacional de Escuteiros que acolheu e integrou os dirigentes e fundadores do escutismo de Barcarena, com a finalidade de os integrar agora, numa nova missão a da fundação daquele que viria a ser hoje a Agrupamento 1373 da Outurela, foram mais 3 anos de trabalho intensivo, de algumas batalha para vencer, porque no concelho de Oeiras nada se tem consigo alcançar sem superar alguns revanchismos e infelizes actos de má-fé, a natureza humana de alguns dirigentes políticos é mesmo assim, felizmente que nem todos são iguais.

posse dirigente

Na imagem em cima um dos momentos igualmente marcantes, assumem-se com a assunção da posse da Dr.ª Augusta Correia o primeiro dirigente escutista formado da comunidade local para este novo agrupamento, entre outros dirigentes da comunidade em fase de conclusão da sua formação escutista, católica e cívica.

Em baixo, os escuteiros da Outurela aprenderam e exercem com elevação o hastear do pavilhão Nacional, desfraldando e soltando ao vento a bandeira de todos os portugueses, esse padrão eterno do nosso génio aventureiro de um povo trabalhador e combativo, acompanhada pelos cantares da Portuguesa, o Hino Nacional. Trata de uma cerimónia de todas as suas actividades escutistas, dirigida por um escutista e militar de carreira, hoje acompanhada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras e outros dignitários presentes.

hino1

No passado dia 14 de Outubro, decorreu na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Outurela, uma cerimónia acompanhada por centenas de paroquianos, que teve por fim, a nomeação do novo Agrupamento de Escuteiros do CNE – 1373 da Outurela.

IMGP2214

IMGP2218

Estiveram presentes nas cerimónias, diferentes personalidades públicas e privadas, designadamente representantes da autarquia do município de Oeiras, numa celebração que envolveu os mais altos dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, o Movimento Escutista Católico, quer pelos seus representantes nacionais e regionais, quer os dirigentes do núcleo e ainda a companhia de todos os dirigentes e elementos do Agrupamento 626 de Linda-a-Velha, o agrupamento que acolheu os antigos dirigentes e fundadores do agrupamento de escuteiros de Barcarena, que se lançaram no desafio de operacionalizar a fundação deste novo agrupamento escutista do Alto dos Barronhos, Outurela, na freguesia de Carnaxide.

IMGP2236

IMGP2244Concretizou-se um sonho acalentado durante mais de 12 anos pelo Padre José Manuel Vicente, e que ora o viu concretizado.

livro1

Oito dias depois da tomada de posse do agrupamento e dos seus quadros dirigentes, foram hoje inauguradas as instalações da sede social do novo Agrupamento de Escuteiros 1373 da Outurela, numa cerimónia singela, presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras Dr. Paulo César Vistas, acompanhado pelo Pe. José Manuel Vicente, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Outurela e ainda pelo Presidente da Junta de Freguesia de Carnaxide Jorge Manuel Vilhena. Entre as personalidades presentes, esteve o Presidente da Direcção da AMRAD Prof. Dr. Eng. Moisés Simões Piedade, foi a ONG para a Educação e Desenvolvimento com sede social no concelho de Oeiras que, financiou e apoiou a criação, licenciamento e o funcionamento dedicado de um Posto Emissor do Serviço de Amador, a funcionar com carácter permanente, com o indicativo de chamada CS5REO (Rádio Escutismo da Outurela).livro2

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras ao inaugurar a estação emissora CS5REO (imagem em baixo) e no âmbito das prerrogativas legais autorizadas pela ANACOM; teve ocasião histórica de ser o primeiro dirigente autarca de Oeiras, a transmitir através de um posto emissor de ondas-curtas, num dispositivo tecnicamente concedido para servir radiocomunicações de emergência para a protecção civil nacional, uma mensagem para o Jamboree On The Air. Tratou-se de uma mensagem de felicitações oportunamente dirigida para as largas centenas, cerca de 1.000 escotistas e dirigentes da Associação de Escoteiros de Portugal, que durante este Jamboree de 2012, estão acantonados em Oeiras, e são igualmente apoiados pela AMRAD com a instalação e funcionamento de um posto emissor a funcionar numa antiga bateria de costa em Paço de Arcos.

cs5reo1

Publicado em Escutismo