Ligado a uma bateria do tipo Orlan 825M3 (space suit) e depois de concluidas as configurações, o satélite Radioskaf-B, «KEDR» ou ARISSat-1 (microssatélite) vai ser colocado em funcionamento durante o dia 12 de Abril, em memória a Yuri Gagarin, o primeiro humano no espaço, na primeira missão espacial tripulada.
O satélite educativo desenvolvido pela ARISS e AMSAT foi denominado «KEDR» (cedro) a palavra de código de Yuri Gagarin durante a sua missão espacial de 1961.
O desenvolvimento, fabricação e lançamento do «KEDR» representa a primeira fase da participação russa num programa aprovado pela UNESCO, com o objectivo de criar e operar mini-satélites com massa inferior a 100 kg, mediante os esforços combinados de estudantes de todo o mundo.
O satélite Radioskaf-B, «KEDR» ou ARISSat-1 transmitirá 24 saudações em 15 línguas (incluindo o português), e ainda imagens da Terra, incluindo dados de telemetria relativos ao funcionamento do satélite, e ainda, gravações históricas de áudio de emissões de gagarin, dedicadas a todos os operadores amadores de rádio de todo o mundo, terão a oportunidade única de ouvir o famoso “Poyekhali” (Let’s Go!).
“Daqui eu vejo a Terra, é tão bonita !”
No dia 12 de Abril de 1961, Yuri Gagarin tornou-se no primeiro humano a viajar no espaço exterior da Terra, a bordo de uma nave Vostok 3KA-3, num voo espacial orbital que teve a duração de 108 minutos.
AMRAD em Páginas Sociais