As ciências e a exploração aeroespacial vão às Escolas

escola_qb1

 

Agora é o Observatório Aeroespacial de Oeiras que foi criado pela AMRAD no ano de 2000 com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, que está a desenvolver um programa piloto, que tem por fim promover os aspectos da cultura da ciência e tecnologia junto das crianças da freguesia de Barcarena, no concelho de Oeiras.

A aposta do programa é conseguir estabelecer uma ligação saudável e interessada entre as crianças e as propostas de actividades de carácter formativo e lúdico, onde se brica a aprender coisas da ciência e do espaço.

O programa piloto da AMRAD foi criado em Janeiro de 2006, e teve início na escola básica de Barcarena. Este projecto está agora a percorrer outras escolas da mesma freguesia, Queluz de Baixo, situada no limite norte do concelho de Oeiras, foi a segunda escola a participar nesta acção de divulgação e sensibilização das crianças logo a partir do ensino pré-primário.

A aposta da AMRAD é fazer despertar o interesse dos mais pequenitos, é neles que está hoje o Futuro.

Na imagem, são alunos das Turmas A e B do 1º ano da escola EB1 Jorge Mineiro de Queluz de Baixo, acompanhadas pelas professoras Dr.ª Vanda Tavares e Olga Rodrigues.

Estes alunos nos próximos meses, com o apoio dos seus docentes e da AMRAD, irão estudar, desenvolver, construir e lançar em voo atmosférico (sub-orbital), dois pequenos satélites simulados, com os quais aprenderão a seguir os sinais de rádio através de pequenas estações de rádio rastreio (meios técnicos e equipamentos facultadas gratuitamente pela AMRAD).

Esta é uma forma progressiva de abordar estas temáticas junto das crianças, permitindo que descubram as suas sensibilidades e competências funcionais e técnicas que vão aos poucos aprender a desenvolver, através de um ensino experimental.

No final da sessão, os alunos ficaram manifestamente divididos, criando dois grupos de interesse, um irá fazer uma réplica do recente satélite SuitSat a versão 0, lançado de bordo da estação espacial pela NASA, e outro grupo vai mesmo construir um satélite de raiz.

Publicado em Sem categoria