ARDF em Portugal, uma actividade que não vinga

Um pouco por toda a Europa, EUA e China ocorrem regulares provas de radiolocalização ou rádio-orientação.

Por razões conjunturais, sociais e culturais, infelizmente, os portugueses em geral e os radioamadores em particular, não valorizam minimamente estas actividades desportivas e ocupacionais de forte pendor tecnológico, não valorizam as actividades ao ar livre, são no essencial mais comunicativos. No fundo não procuram estilos de vida saudável, um factor importante para a prevenção de doenças cardiovasculares.

000ardfmat

 

A AMRAD faz mais de 12 anos que investiu nestas acções, de forte pendor educativo e ocupacional, com actividades e programas particularmente dedicadas às crianças e jovens em idade escolar, através de um projecto educativo denominado «onde está a onda hertziana» e que a AMRAD mantém vivo.

Sendo mesmo a AMRAD pioneira e a única ONG ao nível da Península Ibérica tecnicamente dotada dos meios necessários para a realização deste tipo de provas, de acordo com os regulamentos internacionais da radiolocalização ou ARDF – Amateur Radio Direction Finding, uma actividade essencialmente ligada com a Natureza, mas que não tem nada a ver nem com caça, nem com matar raposas ou outras espécies animais.

Publicado em AMRAD, ARDF