A ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil, remeteu às Associações de Radioamadores Portugueses a Directiva Operacional da Defesa da Floresta Contra Incêndios, homologada pelo Ministério da Administração Interna.
É com elevação e transparência que o presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, General Arnaldo Cruz remeteu o referido documento, para conhecimento de todos os dirigentes nacionais das Associações de Radioamadores Portugueses, um apelo à mobilização e cooperação de todos.
A Direcção da AMRAD congratulasse com este acto de pluralismo, democracia e sentido de Estado, empregue no cumprimento da Lei e da Constituição pelo presidente da ANPC.
Trata-se de um facto histórico que ocorre depois da travessia do deserto e das medidas de exclusão impostas por anteriores direcções dos serviços de bombeiros e protecção civil.
É a primeira vez em Portugal que, depois do 25 de Abril de 1974, e dentro do espírito do Plano Nacional de Protecção Civil uma autoridade nacional da protecção civil faz funcionar os mecanismos legais e estratégicos estabelecidos.
Recordamos os mecanismos que em 2004 deveriam ter sido reforçados, mediante a celebração dos 17 protocolos de cooperação entre as Associações Portuguesas de Amadores de Rádio e o SNBPC, mas que depois não terão sido cumpridos.
Ver mais desenvolvimentos em: http://www.amrad.pt/snbpc.php
AMRAD em Páginas Sociais