No passado dia 25 de Março, uma equipa de cientistas alemães, membros da AMSAT-DL a organização espacial alemã de amadores, realizou outro feito relevante, uma ligação interplanetária, uma aplicação experimental concretizada no maior espírito radioamadorístico, quando uma equipa de amadores de rádio, professores universitários e investigadores europeus, consegue efectuar o percurso de uma ligação radioeléctrica com retorno de sinais de rádio a mais de 100 milhões de quilómetros de distância, emitidos na faixa de frequência de 2,4 GHz.
Os sinais de rádio percorreram o espaço profundo a mais de 300.000 quilómetros por segundo, e demoraram cerca de 5 minutos a perfazer este percurso, entre a Terra e a superfície do planeta Vénus.
Para melhor se apreciar a dimensão do feito, coordenado pelo Prof. Dr. Karl Meinzer DJ4ZC, outrora também ele um jovem estudante de engenharia, que insistia em lançar balões estratosféricos, para simular satélites, os sinais recebidos do eco ou reflexão das emissões projectadas para a superfície de Vénus, tem uma ordem de grandeza 100 vezes inferior aos débeis sinais reflectidos pela superfície lunar, ao efectuar ligações de EME (terra-lua-terra).
Na imagem em baixo, a análise de FFT obtida com um tempo de integração de 5 minutos, após 2 minutos de integração, já os sinais reflectidos eram perfeitamente visíveis no display.
Da parceria entre o IST-Taguspark e a AMRAD estão a ser envidados todo o tipo de esforços técnicos e logísticos, para permitir instalar no CS5CEP um parque de antenas, capaz de lhe permitir fazer emissões e a recepção de sinais de alta frequência, provenientes do espaço profundo. Para tanto, estão disponíveis um acervo de antenas parabólicas oferecidas à AMRAD pela PT Comunicações.
AMRAD em Páginas Sociais