AMSAT-CT (AMRAD) conclui 3º protótipo de satélite

sat_amrad2

Grupo de trabalho da AMRAD lidera projecto do primeiro satélite do serviço de amador, este grupo é coordenado por Rui Penaguião, CT1ZX e João Martins CT1WV, que concluíram recentemente um terceiro modelo de engenharia do satélite, estudado, desenvolvido e construído com o fim de servir de suporte a diversos estudos modulares de diferentes payload de satélites para o serviço de amador.

sat_amrad0

 

Na imagem em baixo, os mentores do projecto, ao lado do módulo, a versão 3 do modelo de engenharia do satélite, agora dotado de 30W de potência de energia solar.

sat0a

 

Trata-se de uma nova abordagem, que permitirá estudar aplicações de produção e carga de energia solar, a partir de painéis, e ainda de sistemas radiantes, de novas aplicações de antenas e de fenómenos associados de cosite. Numa primeira fase a AMSAT-CT tem dois modelos de transponder lineares para VHF e UHF com cerca de 37 dBm (5W) de potência para um ganho de 120 dB, sensibilidade do receptor a cerca de -90 dBm e ainda, um sistema retransmissor para F3E com apenas 33 dBm (2W) de potência em UHF.

Este projecto, está inserido no CS5CEP – Centro Espacial Português, o programa de ensino experimental das ciências desenvolvido em parceria com o IST-Taguspark, no campus universitário do Parque de Ciência e Tecnologia de Porto Salvo em Oeiras.

 

 

Publicado em AMRAD, CS5CEP, Satélites