AMRAD apoia acção do INDABA

a0

Na educação o limite é a ambição de cada jovem, que se queira qualificar à dimensão do céu.

Indaba é a conferência dos chefes ou líderes da tribo, ou izinDuna dos povos Zulu e Xhosa da África do Sul. O termo vem da língua Zulu, que significa reunião, é recorrentemente empregue nos movimentos escutista/escotista mundial, é afinal a reunião de líderes.

a4

 

Voluntários da AMRAD estão a apoiar a fundação do novo agrupamento escutista da Outurela, no concelho de Oeiras, freguesia de Carnaxide, por considerarem um desígnio nacional, ajudar e acompanhar programas educativas desenvolvidos junto de todas as comunidades juvenis, incluindo juventudes menos favorecidas. Aqui o processo de formação de novos dirigentes, também passa pela sua qualificação técnica e cognitiva, complementada com novas competências, cada dia mais próximas de um mundo moderno e de uma sociedade contemporânea, alicerçada em valores humanistas e sociais coerentes, onde os aspectos da ciência e tecnologia desempenham o seu papel de ordenamento na ecologia social e urbana, incluindo a ordem cívica de uma sociedade salutar.

Faz mais de 20 anos que a AMRAD e outras associações criadas na freguesia de Barcarena, colaboram de forma integrada e multidisciplinar, neste processo imparável de crescimento da educação de crianças e jovens em idade escolar, contudo, por motivos conjunturais, a AMRAD e alguns dos seus dirigentes e formadores, desde 2007 que se viram liminarmente impedidos por forças políticas, de prosseguir esse trabalho social e de voluntariado.

jota0_2009

 

Nas imagens em cima, mais de uma centena e meia de jovens escoteiros, participaram em 2009 no Jamboree On The Air, efectuado na escola primária de Barcarena, paredes-meias com as instalações da AMRAD, dispondo do mesmo parque de antenas.

Inúmeras acções educativas foram desenvolvidas durante mais de 16 anos, em parceria com a associação de pais da antiga escola primária de Barcarena, colocando pela primeira vez, alunos do ensino básico e secundário das escolas Jorge Mineiro e Manuel Vaz em comunicação directa com os astronautas da ISS a estação espacial internacional, um feito nunca antes realizado, que foi concretizado sem o apoio de nenhuma entidade nacional, apenas com a ajuda das agências espaciais americana, europeia e russa (NASA, Energia e ESA).

Também a AMRAD em parceria com a associação de pais da antiga escola Manuel Vaz de Barcarena, desenvolvia actividades anuais, em parceria com agrupamentos de escoteiros, que vinham de diferentes áreas da região de Lisboa e do concelho de Oeiras, porquanto desde 1987 que a sede social da AMRAD localizada ao lado desta escola primária, instalada nos mesmos terrenos, que são privados.
Contudo a autarquia eliminou em 2010 esta perspectiva de crescimento da AMRAD e outras associações ali sedeadas, vendo-se esta ONG agora impossibilitada de prosseguir com todas estas actividades, que serviam mais de 1.500 crianças e jovens estudantes de escolas do concelho.

jota1_2009

 

Parte dos meios técnicos que a AMRAD reuniu nos últimos anos, tratando-se de um vastíssimo acervo, foram parcialmente conseguidos em 1997 com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, são meios técnicos e científicos únicos no país, e absolutamente essenciais a este modelo de intervenção educativa desenvolvido nas escolas e universidades, e sem os quais, seria absolutamente impossível prosseguir com uma obra desta natureza e especificidades. A AMRAD dispõe de laboratório científico e museu, que não podem funcionar desde 1997 por falta de instalações apropriadas.

jota2_2009

 

Na imagem em cima, as infra-estruturas essenciais a este modelo de ocupação e educação de jovens e crianças em idade escolar são os espaços alternativos que o nosso concelho ainda não dispõe. São espaços e recursos estruturais que a AMRAD partilha, alguns em regime de comodato, cedidos gratuitamente por particulares, por privados, que vêem na educação e na cultura científica, um lugar de destaque e desenvolvimento sócio cultural.

jota3_2009

 

Na imagem os jovens descobrem as coisas da ciência e tecnologia, desbravam os caminhos possíveis, que os podem conduzir ao sucesso pessoal, através da qualificação e do conhecimento. É apenas isso, aquilo que a AMRAD deseja e pode de algum modo, proporcionar a estes jovens cidadão da Nação, e que alguns nos tentam a todo o custo impedir de prosseguir.

O 52º Jamboree On The Air aconteceu quase 100 anos depois em Barcarena, esteve vivo e activo, e nele participam em 2009 mais de meio milhão de escoteiros de 120 países, incluindo a freguesia de Barcarena, o que não voltará a acontecer nos anos futuros.

cep1

 

Imagem do Centro Espacial Português – CS5CEP, criado pela AMRAD em 2006 em parceria com o IST, sedeado no Taguspark em Leião.

___________________________________jota_modelismo

 

A missão da AMRAD tem sido a de proporcionar (gratuitamente) aos diferentes movimentos do escutismo/escotismo, o acesso aos meios das radiocomunicações, associando-lhes actividades promocionais, focadas na educação e na cultura da ciência e tecnologia.

____________________________________________________________radiolocalizacao

 

É triste recordar que desde Março de 2007, formadores da AMRAD se encontram impedidos pela edilidade de prosseguir com as acções educativas, assim estrategicamente e para não prejudicar a população juvenil a AMRAD fez deslocar parte dos meios radioeléctricos, para as instalações do Museu da Pólvora Negra, na Fábrica da Pólvora de Barcarena, com o fim de aproximar, também, as crianças e jovens nascidos e residentes nesta freguesia, do seu próprio património local, um património, que desde há décadas tem estado distante das suas populações, e que urge conhecer e desfrutar, de molde a ser interpretado, e melhor preservado e acarinhado.

___________________________________________jota_sala1

 

Nas imagens, vêm-se aspectos das infra-estruturas usadas em 2007, com o apoio do museu.

_____________________________________________________________________jota_coordenadores

 

Educadores e voluntários da AMRAD desenvolvem actividades pedagógicas destinadas aos jovens e crianças escutistas, que se deslocaram à Fábrica da Pólvora em Barcarena.

___________________________________________________________jota_iss3

 

A beleza natural do local, um vale profundo, um desafio para as radiocomunicações, onde muito se pode aprender e revelar.

__________________________________________jota_imagens_satelite

 

As crianças participaram em outras actividades complementares, incluindo o aeromodelismo por rádio controlo, e a rádio orientação, pela localização de radiobalizas dispostas no perímetro do parque.

____________________________________________criancas_barcarena

Publicado em AMRAD, CS5REO, Escutismo