Os alunos das escolas EB1 Jorge Mineiro de Queluz de Baixo e Manuel Vaz de Barcarena no concelho de Oeiras, estão a ultimar os seus trabalhos de pesquisa e construção de diversos modelos de satélites que irão simular, emitindo sinais de rádio.
É já no próximo dia 12 de Maio, que as crianças que estudam nestas escolas da freguesia de Barcarena, depois de terem participado em diversos trabalhos de educação e sensibilização, para os aspectos da ciência e tecnologia, vão poder ensaiar ao vivo, com emissores de baliza, que simulam os sinais de rádio emitidos por exemplo, pelo satélite russo Sputnik em 1957.
O projecto é promovido pela AMRAD, teve início no ano 2000 com a fundação do Observatório Aeroespacial de Oeiras, mas agora, a partir de Janeiro de 2006 ele vai às escolas do ensino básico. É uma tentativa da AMRAD em reforçar e aproximar as ciências das crianças.
Barcarena foi a freguesia escolhida pela AMRAD, porque se trata da população menos favorecida do concelho de Oeiras, porque é a freguesia mais pobre, porque dispõe de menos infra-estruturas, sociais, educativas e ocupacionais.
Tal como a Câmara Municipal de Oeiras apoia programas que visam aproximar «a ciência dos cidadãos», a AMRAD sem merecer apoios dedicados para a educação e ciência, que de algum modo permitam elevar estes temas dentro do concelho, entende desde a sua fundação, que deverá aproximar as ciências e a tecnologia, o mais possível das crianças, são elas o futuro de Portugal.
A AMRAD desenvolveu os pequenos emissores que serão depois inseridos dentro de cada um dos modelos de satélites, construídos nas escolas, com o apoio de cada um dos respectivos professores, que vivem com entusiasmo cada uma destas actividades.
Estes alunos estiveram recentemente integrados no projecto que visou a comunicação por rádio, com o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, a bordo da estação espacial internacional.
No próximo ano lectivo de 2006 – 2007 seguramente que alunos e escolas da freguesia de Barcarena, e do concelho de Oeiras (não se sabe ainda quais, nem quantas, dependerá dos apoios), irão participar num projecto multinacional, que envolverá diversos países da União Europeia, em que outras crianças e outras escolas europeias vão comunicar entre si via satélite, e fazer trabalhos focados nos temas da exploração espacial, electrónica e informática.
De referir, que a brincar, cada um dos temas versados, começam já a ser familiares, a cada uma das crianças, que faz poucos meses, pouco sabiam sobre a exploração espacial e as radiocomunicações.
O projecto tem por finalidade ser um espaço ocupacional alternativo, onde as crianças do ensino básico, se podem divertir e jogar, com temas que as aproximarão mais e progressivamente do mundo real, das actividades profissionais, onde a construção de pequenos aplicações, tem vindo a mobilizar os pequenitos, que vivem e estudam nas traseira deste concelho.
Apesar dos constrangimentos, a Junta de Freguesia de Barcarena veio a interessar-se pelo projecto, na pessoa do seu actual presidente, Vítor Alves, que desde logo prometeu vir a apoiar esta iniciativa.
O Gabinete de Juventude da Câmara Municipal de Oeiras apoiou a participação do projecto que se integrou nas celebrações da Semana da Juventude que decorrerão entre os dias 10 e 14 de Maio em pouco por todo o concelho de Oeiras.
AMRAD em Páginas Sociais