Vários dias apenas após o lançamento na estação espacial do satélite educativo SuitSat-1, os alunos da Escola Primária de Barcarena estão a fazer o seu acompanhamento orbital.
É no âmbito de um programa educativo integrado, promovido pela AMRAD através do Observatório Aeroespacial de Oeiras, que prosseguem as acções temáticas que tem por fim mostrar as Ciências através do ensino experimental. Para tanto a AMRAD tem vindo a criar e a disponibilizar meios técnicos que são depois dirigidos para actividades conjuntas com as escolas, tentando despertar e motivar os alunos para estes temas, que se conjugam com os currículos escolares. O objectivo é educar a brincar.
Este projecto foi criado pela AMRAD em Janeiro de 2006, é um programa piloto que terá a duração de pelo menos 4 anos, e que nesta fase, porque não tem apoios, é exclusivamente dirigido para a freguesia de Barcarena, situada no concelho de Oeiras a cerca de 15 quilómetros de Lisboa. Este é o lugar, é a freguesia mais pobre, e também a menos provida de meios económicos, sociais, e educativos de todo o concelho de Oeiras, onde ainda nem a Internet chegou à escola primária.
Nas imagens os professores, monitores do ATL e alunos da escola primária de Barcarena, pela primeira vez em Portugal, fazem o seguimento da estação espacial internacional e no mesmo momento, recebem os sinais de rádio de um satélite educativo denominado por SuitSat-1, e que foi criado por iniciativa da ARISS – Russa, aproveitando um fato espacial antigo que se transformou num satélite, capaz de emitir pela rádio pequenas mensagens, precisamente com o fim motivar as crianças para as ciências e a conquista do espaço.
O satélite SuitSat-1 está em rápido declínio na direcção da atmosfera terrestre, mas a AMRAD ainda espera dispor de tempo, para poder levar esta mostra temática a outras escolas.
AMRAD em Páginas Sociais