SuitSat-1 está definitivamente em silêncio

suitsat-anim

 

Na última semana foram sucessivamente rastreadas as órbitas do satélite educativo SuitSat-1 com o fim de verificar se ainda existe alguma emissão do sistema interno de transmissão, verificou-se que a energia de suporte se esgotou, deixando o sistema de emitir mensagens.

Na imagem vimos o lançamento do satélite russo, o original SuitSat-1, que ainda voará pelo espaço, até à sua reentrada na atmosfera terrestre, mas que definitivamente já deixou de emitir sinais de rádio.

Esta nova abordagem educativa foi bem sucedida em todo o mundo, ela contou com a criação de um satélite educativo feito a partir de um fato espacial, que apesar de algumas restrições de carácter técnico que limitaram a potência de emissão, e consequentemente restringiram o acesso de muitos alunos e escolas, em receber directamente os sinais emitidos na faixa de 145,990 MHz.

Mas a ideia vai renascer com uma versão portuguesa de um SuitSat-0.

Durante esta experiência internacional, a AMRAD levou às escolas uma estação de rastreio de satélites, permitindo que pelo menos alguns alunos tivessem ocasião de seguir a órbita e receber em directo os sinais de rádio do SuitSat-1.

Considerando-se que nem todas as escolas tiveram ocasião de seguir os sinais de rádio do SuitSat-1, a AMRAD está agora a reproduzir uma versão zero, para esta experimentação.

A versão portuguesa do SuitSat-0 é a versão educativa de um fato espacial (à escala) adaptado para funcionar igualmente como um satélite simulado capaz de efectuar um voo sub-orbital com fins educacionais.

O projecto é livremente executado pelas crianças das escolas do ensino básico e pré-primário da freguesia de Barcarena.

Este projecto está dirigido para a acção educativa junto das escolas do ensino básico e pré-escolar, conta desde o dia 24 de Fevereiro, com o apoio da Junta de Freguesia de Barcarena.

Publicado em Satélites