Satélite construído por estudantes universitários

___________delfi-c3_a

 

A estação de rastreio de satélites do Centro Espacial Português – CS5CEP, criada em 2006 de uma parceria entre AMRAD e o Instituto Superior Técnico – Taguspark em Oeiras, vai estar operacional durante o lançamento e seguimento regular do voo orbital do satélite Delfi-C3, que foi estudado, desenvolvido e construído por um grupo de estudantes universitários da Holanda.

A equipa do Delfi-C3 recebeu da ISRO a Indian Space Research Organisation informações de que o satélite poderá ser lançado pelo foguete PSLV-C9 através de uma janela de tempo que poderá ocorrer entre os dias 7 e 10 de Janeiro de 2008.

Entretanto diferentes equipas, estão a organizar com mais tempo, os preparativos necessários quer ao voo orbital, quer ao seu seguimento, em Oeiras, através da estação de rastreio de satélites CS5CEP, prossegue a integração de software, melhoramento nos sistemas receptores, e do actual parque de antenas, organizado segundo o plano de frequências empregues no satélite, que inclui comunicações analógicas, digitais e dados de telemetria.

Os alunos do IST-Tagus em Oeiras que iniciaram este ano lectivo de 2007-2008, estão motivados para o desafio, sendo uma possível esperança, também um dia, quem sabe, os estudantes portugueses, poderem com alguma regularidade, estudar, desenvolver e construir o seu próprio satélite.

Trata-se de um satélite do tipo cubesat (cubo), um modelo específico de satélite da categoria dos NanoSat, que foi criado pela NASA para ser empregue pelos estudantes.

O Delfi-C3 é o primeiro nanosatelite projectado por estudantes holandeses da Delft University of Technology, com um payload centrado num variado número de novas tecnologias.

_____________satelliteconfiguration

Publicado em CS5CEP, Satélites