Em 1895 Guglielmo Marconi (1874-1937) realizou as primeiras emissões experimentais da TSF, por via da telegrafia sem fios, fez a transmissão de informação telegráfica sem meios físicos de transmissão, pela via da tradicional TPF a telegrafia por fios, exploravam-se então as primeiras emissões através de ondas de rádio.
Em 1920, considerando que as comunicações através do Atlântico não funcionavam bem, sendo crescente o tráfego de telegramas entre os países, quer no continente Europeu, quer na América do Norte, o parlamento sueco decidiu mandar construir uma estação de Rádio para efectuar a emissão e recepção de telegramas, sob a direcção da “Telegrafverket”.
Importante para a localização da estação de rádio era a sua posição junto ao mar, dispondo de amplos caminhos abertos à propagação das ondas-longas através do oceano Atlântico. Assim foi construído na Suécia em 1922 esse potente transmissor de onda longa, que radiava a partir de um gerador de corrente alternada (alternador), desenvolvido pelo engenheiro sueco Ernst Alexanderson, pioneiro da rádio, empregado na General Electric em Schenectady era engenheiro-chefe da Radio Corporation of America (RCA).
No Outono de 1923, a estação de rádio SAQ ficou concluída, com seis torres para a antena com 127 metros de altura cada uma. As torres que suportam a antena estão colocados com intervalos de 380 metros, e possuem braços horizontais com 46 metros de comprimento cada um, estão cruzados no topo de cada torre estendendo os oito fios de cobre que compõem a capacitância da antena e a energia de alimentação para os seis elementos verticais radiantes.
Foi no dia 1 de Dezembro de 1924, que a estação de rádio de Grimeton efectuou o primeiro tráfego telegráfico, emitindo um sinal de chamada de SAQ na frequência de 16,1 kHz (com comprimento de onda 18.600 m), passando depois a emitir na frequência de 17,2 kHz (no comprimento de onda de 17.400 metros).
Com a evolução das radiocomunicações nas ondas-curtas, lugar do espectro radioeléctrico para onde foram afastados os Amadores da Rádio nos anos de 1920, é assim que, graças ao esforço tecnológico do Radioamadorismo Científico, que se vieram a descobrir as potencialidades das ondas-curtas, é quando este meio das radiocomunicações se começa a desenvolver com grande intensidade, pois até então, eram desconhecidas as propriedades da propagação ionosférica nas frequências entre 3 e 30 MHz, nas chamadas bandas decamétricas, com comprimentos de onda muito mais pequenos entre os 100 metros e os 10 metros apenas.
Passaram mais de um século, a rádio hoje banalizou-se de tal forma, que quase ninguém a valoriza, enquanto meios não físicos de transmissão e de propagação, contudo, ainda há muito a saber e a investigar.
A Estação de Rádio da onda-longa com o indicativo de chamada SAQ vai este ano, reconstituir a História e emitir como tradicionalmente tem feito no dia 24 de Dezembro de 2012, na frequência de 17,2 kHz, numa emissão telegráfica nesta frequência com um comprimento de onda de 17.400 metros. Na imagem em cima, a descodificação de uma chamada para sintonia: V V V de SAQ, sinais telegráficos emitidos pela estação.
A emissão ocorre no dia 24 de Dezembro, numa segunda-feira terá início às 07:30 UTC. Onde será transmitida uma mensagem de Natal, a palavra Christmas, emitida em TSF (radiotelegrafia) às 08:00 UTC, no serviço de A1A (CW).
AMRAD em Páginas Sociais