Carlos Gorjao, CR7AFN (CT0207) um decano do radioamadorismo experimental e científico, membro da AMRAD, instalou na sua estação, localizada num aprazível lugar bem distante da cidade, um dispositivo de antenas dotado de rotação e elevação, composto por uma antena YAGI de 19 elementos, em polaridade horizontal, com um ganho de cerca de 16 dBi, destinada a receber os sinais emitidos pelo Radar GRAVES na frequência de 143,050 MHz, por via da reflexão lunar.
A instalação, dispensou a ligação de um amplificador de baixo factor de ruído de 0,25 dB e ganho de 26 dB.
A experiência foi um sucesso, integrou na sua estação terrena composta por um TS-790E o software Spectrum Lab incorporando filtros DSP passa banda muito estreitos menores que 50 Hz.
A temperatura do céu esteve elevada (cerca de 35 ºK) mas foi compensada, na noite da experiência o dia 5 de Maio p.p., por ser a menor distância entre a Terra e a Lua. Foram consideradas de boas condições, pois segundo informações complementares de Carlos Gorjao “há dois dias atrás a temperatura do céu era 20 º K, o que em termos de ruído faz a sua diferença”.
Escute aqui os sinais do GRAVES
O termo GRAVES significa (Grand Réseau Adapté à la Veille Spatiale) é um radar francês dedicado à detecção espacial, este sistema demorou 15 anos a ser desenvolvido e iniciou a funcionar no ano de 2005.
O sistema GRAVES é um radar do tipo bistatic, que emprega o efeito de Doppler com informação directiva, para detectar os satélites em órbita, a sua frequência de trabalho está consignada para a banda de VHF em 143,050 MHz.
AMRAD em Páginas Sociais