Projeto de Microeletrónica

O projeto de sistemas integrados faz-se hoje por métodos completamente diferentes de há uma dezena de anos atrás. O projeto de eletrónica mudou muito. Assiste-se a um aumento das funcionalidades e à miniaturização dos dispositivos e a consequente redução do consumo energético. Isto é possível devido ao modo como se fazem hoje os circuitos integrados monolíticos à base de módulos  (núcleos IP – Intelectual Property – desenvolvidos por diversos fabricantes  e à sua posterior inclusão num único circuito – chip. Em Portugal, a empresa pioneira a desenvolver núcleos IP foi a Chipidea, criada pelo Prof. José Franca; depois foi vendida à americana MIPS e atualmente a funcionar na Synopsis (americana ) em Portugal.

Outros exemplos se seguiram em Portugal: Coreworks, SliconGate, S3, etc., que desenvolvem circuitos para os grandes fabricantes mundiais.

Só com estas técnicas de projeto se conseguem fazer objetos com elevadíssimo concentrado de tecnologia, como por exemplo o relógio de pulso  “Smart Watch DZ09” que contém relógio de pulso, telemóvel, câmara de vídeo, leitor de MP3, rádio Bluetooth etc. e que pode comprar por pouco mais de uma dezena de Euros.

Publicado em Investigação, Rádio Técnica